Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – KGM Musso EV: SUV disfarçado de pick-up
    19 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Estratégia – VW aposta em 3 pequenos elétricos
    16 de Setembro, 2025
    Novidade – Kia EV4: Elétrico que não é SUV já tem preço
    15 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
IMG_20200211_114937
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Video Macan Soul: SUV Porsche em edição especial vale a pena?

IMG_20200521_165230
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Peugeot 3008 “Plug-in”: SUV com 300 cv biológicos

BYD-Tang-EV-Norway
Crónica à 6ª

Crónica – Quem destronou a Tesla como Nº1 dos elétricos?

CotY_Finalist_2020
Sabia Que?The car of the year

Car of The Year 2020 anunciado hoje, às 14h: veja em direto

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Afinal, o ABS aumenta ou não a distância de travagem?
Sabia Que?

Afinal, o ABS aumenta ou não a distância de travagem?

Francisco Mota
Última atualização: 21 de Agosto, 2018 22:11
Por Francisco Mota
abs3
PARTILHAR

Alguns condutores continuam a pensar que o ABS aumenta a distância de travagem e por isso não carregam a fundo no pedal dos travões, para não fazer entrar o ABS em ação. Terão razão?
Cada vez se nota menos, mas ainda há um ligeiro formigueiro do pedal de travão e um som martelado quando se trava de emergência e o ABS entra em ação. Para alguns condutores, isto dá-lhes a sensação de que o carro está a demorar maior distância a travar, por isso evitam ao máximo a entrada do ABS. Estarão certos, ou errados?…

Conteúdos
O salva-vidasConclusão

O salva-vidas

O ABS é um dos dispositivos de segurança ativa que mais acidentes tem evitado, exatamente porque diminui a distância de travagem em situações de emergência e mantém o controlo da direção, mesmo quando o piso é tão escorregadio, que, sem ele, o carro não seria controlável pelo condutor.

Em situações limite, nem um piloto profissional consegue ser melhor do que o ABS

A trepidação que se sente no pedal vem precisamente do sistema de travagem entrar num funcionamento intermitente, de forma a evitar que as rodas fiquem bloqueadas e deslizem sem controlo. Na realidade, em situações extremas de baixa aderência ou de travagem limite, nenhum condutor, nem mesmo um piloto profissional, consegue ser tão eficiente como o ABS. Na imagem, pode ver-se a travagem, em piso molhado, de um carro com ABS e outro sem. É uma imagem histórica da Mercedes-Benz, que mostra os primórdios do desenvolvimento do sistema pioneiro, produzido pela Bosch e que começou a ser divulgado há 40 anos, em 1978.

Conclusão

Por isso aqui fica o conselho: em caso de emergência, não tenha dúvidas e trave com quanta força tiver na perna e mantenha a pressão até que o ABS faça o seu trabalho e imobilize o automóvel no menor espaço possível. Mas tente não ficar petrificado a olhar para o local onde pensa que vai bater. Use o volante para se desviar do obstáculo e encontrar uma escapatória que lhe permite evitar o acidente.

TAGGED:ABSfeaturedtécnicatravagem
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Nissan JUKE Hybrid Live Event - Dynamic 3.JPG
1
Estive Lá

Primeiro teste – Nissan Juke Hybrid: Este é verdadeiro híbrido

Por Francisco Mota 15 de Junho, 2022
Honda_33
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Honda e:NY1: À segunda tinha que ser um B-SUV

Por Francisco Mota 10 de Abril, 2024
CotY_Finalist_2020
1
Estive LáThe car of the year

Anunciados os 7 finalistas do Car Of The Year 2020. Quer saber quais são?…

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
66
1
Sabia Que?Vídeos

Viver com um elétrico – um mês e 2000 km com o Lexus UX 300e

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
aeb_cyclist_bosch2880x1619
1
Sabia Que?Vídeos

Travagem autónoma de emergência: ainda com falhas

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
10 (2)
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Porsche 718 Boxster 25 Years: E depois do adeus…

Por Francisco Mota 9 de Fevereiro, 2022

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?