Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – KIA EV4: Se não gosta de SUV…
    30 de Setembro, 2025
    Primeiro Teste – KGM Musso EV: SUV disfarçado de pick-up
    19 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – KIA EV4: Se não gosta de SUV…
    30 de Setembro, 2025
    Estratégia – VW aposta em 3 pequenos elétricos
    16 de Setembro, 2025
    Novidade – Kia EV4: Elétrico que não é SUV já tem preço
    15 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Tiguan _28_A
1
Hoje Guiei Um...

Teste – VW Tiguan Allspace 2.0 TDI: Os filhos e os seus amigos

RRS_23MY_22_FE_003_GLHD_100522
1
Estive Lá

Novo Range Rover Sport custa 107 232€ e já tem 1 ano de espera

IMG_20190428_084524
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Porsche 911 Carrera 4S: todos temos um sonho… (com vídeo)

2 (2)
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Ford Puma 1.0 Ecoboost: A diferença que o MHEV faz

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Elétricos > Primeiro Teste – Maserati GT Folgore: Tridente elétrico
Elétricos

Primeiro Teste – Maserati GT Folgore: Tridente elétrico

Francisco Mota
Última atualização: 18 de Fevereiro, 2025 16:15
Por Francisco Mota
Small-21179-MaseratiGranTurismoFolgoreBluNobile6
PARTILHAR

A segunda geração do Maserati GranTurismo passou a ter uma versão 100% elétrica, é o Folgore. Tem 761 cv e atinge os 325 km/h. Primeiro Teste TARGA 67, conduzido por Francisco Mota, para uma curta experiência ao volante.

Conteúdos
Estilo pouco mudaTrês motoresErgonomiaConclusãoMaserati GranTurismo Folgore

Não foi propriamente um Primeiro Teste ao estilo do TARGA 67, mas foi uma primeira experiência ao volante do Maserati GranTurismo Folgore, a versão 100% elétrica da nova geração do coupé de luxo da Maserati, marca do grupo Stellantis. Lançado em 2022, esta segunda geração continua a ter versões coupé, o GranTurismo e descapotável, o GranCabrio. A motorização Folgore, que guiei por breves minutos, estava instalada no coupé.

Estilo pouco muda

O estilo está muito próximo da geração anterior, que terminou a produção em 2019. É uma evolução, mas muito tímida. Tem a vantagem de manter um comprimento de 4,96 metros e uma distância entre-eixos de 2,93 metros, o que permite ter dois lugares traseiros utilizáveis por adultos, com um acesso não muito difícil. O habitáculo utiliza materiais de boa qualidade e comandos digitais nos três monitores digitais, que não pareceram muito intuitivos. A posição de condução é baixa mas não em excesso e o volante tem uma pega anatómica.

Em termos técnicos o GranTurismo usa uma plataforma nova, diferente da usada na geração anterior com vários painéis e componentes em alumínio. Quanto à parte elétrica, a bateria em forma de “T” está instalada no túnel central e sob o banco traseiro, para manter o piso baixo, o que permite mais espaço para pernas e pés na segunda fila e uma posição de condução baixa. A bateria tem 92,5 kWh (83 kWh úteis) de capacidade e carrega até 270 kWh DC, demorando, nesse caso, 18 minutos para ir de 20 a 80%, pois usa uma arquitetura de 800 Volt.

Três motores

O Folgore tem três motores elétricos, todos de 300 kW, um em cada roda traseira e outro para o eixo dianteiro. A potência teórica máxima é de 1200 cv, mas a bateria utilizada apenas permite os referidos 761 cv e 1350 Nm de binário máximo. A Maserati anuncia uma aceleração 0-100 km/h em apenas 2,7 segundos, para um peso de 2260 kg (mais 465 kg que as versões a gasolina) e uma velocidade máxima muito pouco usual para um elétrico de 325 km/h. Segundo o ciclo WLTP médio, a Maserati anuncia uma autonomia de 450 km.

Neste Primeiro Teste, a primeira sensação vem da posição de condução baixa, próxima de um 911, pois a altura é de 1,35 metros, só mais 0,05 metros que o rival alemão. Muito boa posição de condução e quando experimentei os lugares de trás confirmei que o espaço não é só para crianças. O volante tem as tradicionais patilhas metálicas, que aqui servem para regular a intensidade da regeneração nas desacelerações em quatro níveis, que funciona bem.

Ergonomia

Também no volante estão dois botões rotativos, um para arrancar o sistema e outro para escolher os modos de condução, incluindo dois níveis separados para a suspensão. O tato do GranTurismo na estrada é sofisticado, confortável, ou mais firme, dependendo da suspensão com molas pneumáticas e amortecedores adaptativos. A direção tem a assistência certa em todos os modos e os travões são potentes e progressivos.

A resposta dos três motores em andamento lento é progressiva e civilizada, nada brusca. Mas quando aparece uma reta mais larga e sem trânsito, a descarga de binário é impressionante, sem perder estabilidade direcional, nem controlo. Os dois motores traseiros fazem vectorização de binário, o que ajuda a controlar a atitude do Folgore. Com um pouco mais de vigor no acelerador, a traseira deriva, fazendo rodar o carro de maneira progressiva.

Conclusão

Talvez o estilo demasiado colado à primeira geração seja o ponto fraco do GranTurismo. Esta versão Folgore demorou cinco anos a desenvolver, mas o resultado parece muito positivo, pelo menos neste muito curto Primeiro Teste.

Francisco Mota

Maserati GranTurismo Folgore

Potência: 761 cv

Preço: 208 047 euros

Veredicto: 4 estrelas

Ler também seguindo o Link:Primeiro teste – Grecale: O SUV da Maserati rival do Macan

TAGGED:MaseratiMaserati FolgoreMaserati GranTurismoMaserati GranTurismo Folgore
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
Deixe o seu comentário Deixe o seu comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

ElétricosHoje Guiei Um...

Vídeo – Lexus RZ 300e: O melhor negócio?

Por Francisco Mota 17 de Junho, 2025
1
ElétricosHoje Guiei Um...

Teste – FIAT 600e: Elétrico à italiana

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
20231013_114942_A
1
ElétricosEstive Lá

Visita ao SAHE: salão do automóvel híbrido e elétrico no Porto

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Kenshiki_Forum_2023_102
1
ElétricosEstive Lá

Novidade – Yaris Cross EV e os 6 elétricos da Toyota

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
ElétricosHoje Guiei Um...

Primeiro Teste – KIA EV4: Se não gosta de SUV…

Por Francisco Mota 30 de Setembro, 2025
01_Maserati GranTurismo Folgore
1
Sabia Que?

Novidade – Maserati GranTurismo regressa com elétrico de 761 cv

Por Francisco Mota 3 de Outubro, 2022

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?