Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – KIA EV4: Se não gosta de SUV…
    30 de Setembro, 2025
    Primeiro Teste – KGM Musso EV: SUV disfarçado de pick-up
    19 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – KIA EV4: Se não gosta de SUV…
    30 de Setembro, 2025
    Estratégia – VW aposta em 3 pequenos elétricos
    16 de Setembro, 2025
    Novidade – Kia EV4: Elétrico que não é SUV já tem preço
    15 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
652871_20220602_Polestar_2_BST_edition_270
Crónica à 6ª

Crónica – Vendas de elétricos sobem 32% na Alemanha, mas…

TRoc_6_A
1
Hoje Guiei Um...

Teste – VW T-Roc 1.5 TSI Cabrio: Os últimos raios de Sol

All-new_Renault_Rafale_-_Alpine_blue (5)
1
Crónica à 6ª

Crónica – Renault Rafale: onde é que já vi isto?…

7
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Q4 e-tron: em breve será o Audi mais vendido

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Toyota Yaris Cross: SUV anti-Captur é híbrido e 4×4. Saiba tudo…
Sabia Que?Vídeos

Toyota Yaris Cross: SUV anti-Captur é híbrido e 4×4. Saiba tudo…

Francisco Mota
Última atualização: 2 de Agosto, 2024 9:31
Por Francisco Mota 7 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”5592″]Estava previsto para o cancelado salão de Genebra. A Toyota não podia esperar mais e mostrou, numa conferência digital, o novo Yaris Cross, o anti-Captur que chega em meados de 2021.

Conteúdos
Anti-CapturHíbrido de nova geraçãoTambém em versão 4×4Como funciona a AWD-i“Made in France”Conclusão

 

A Toyota não podia esperar mais tempo para entrar no segmento dos SUV derivados do segmento B, aquele que maior subida tem registado no mercado, nos últimos tempos.

O nome não podia ser mais previsível, Yaris Cross, denunciando desde logo que se trata de uma versão derivada do novo Yaris. Ambos partilham a plataforma GA-B, com a mesma distância entre-eixos de 2560 mm.

Mas o Yaris Cross é mais volumoso, com mais 240 mm de comprimento, mais 90 mm de altura e mais 20 mm de largura que o novo Yaris de cinco portas.

A mudança dimensional mais relevante talvez seja a maior altura ao solo de 30 mm, chegando assim a uma altura total que deverá rondar os 160 mm.

Anti-Captur

Continuando nas dimensões, com 4180 mm de comprimento total, o Yaris Cross tem praticamente o mesmo comprimento do Ford Puma (4186 mm) e do VW T-Cross (4110 mm), sendo mais curto que o líder do segmento em Portugal, o Renault Captur (4227) e muito mais que o Peugeot 2008 (4300 mm).

A Toyota ainda não revelou valores de habitabilidade, nem da capacidade da mala, mas, olhando para os valores exteriores, é de prever que não fique longe das cotas do VW T-Cross.

Contudo, já foram mostradas algumas inovações como a divisão do piso móvel da mala em duas partes, para maior versatilidade e a existência de cintas de fixação de objetos grandes às paredes da mala. Tudo isso se pode ver neste vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=BkOCyu1t3FY

 

O desenho exterior usa alguns aspetos do novo Yaris de cinco portas, para manter o ar de família, mas inclui também alguma inspiração no RAV4, como seria de esperar. A silhueta é vagamente coupé, com o tejadilho pintado numa cor diferente.

Híbrido de nova geração

Quanto à mecânica, o Yaris Cross usa aquilo que a Toyota chama a quarta geração do seu sistema híbrido.

Trata-se de um novo sistema, diferente do usado no anterior Yaris Hybrid, pois parte do novo motor 2.0 Hybrid Dynamic Force, com menos um cilindro. Mantendo a transmissão de variação contínua da Toyota.

Ou seja, trata-se de um 1.5 litros, com 1490 cc e três cilindros, injeção indireta de gasolina e funciona segundo o ciclo Atkinson, conseguindo 40% de eficiência. Debita 91 cv e 120 Nm de binário máximo.

Este motor a gasolina está acoplado a um motor elétrico de 59 kW (80 cv) e 141 Nm além de um gerador separado. É alimentado por uma bateria de iões de Lítio recarregada durante a desaceleração e travagem. A Toyota anuncia uma potência total combinada de 116 cv.

Também em versão 4×4

Com este motor, as emissões de CO2 anunciadas são de 90 g CO2/km, provavelmente tornando o Yaris Cross Hybrid no híbrido mais eficiente da marca.

Segundo testes já feitos pela marca este sistema será capaz de percorrer 80% do tempo em modo de zero emissões, em circulação urbana.

Além desta versão de tração às rodas dianteiras, existirá também uma versão de tração às quatro rodas AWD-i, o que é muito raro neste segmento e dará ao Yaris Cross uma versatilidade de utilização única.

Como funciona a AWD-i

A tração às quatro rodas inteligente, ou AWD-i, mantém o mesmo sistema híbrido da versão de tração à frente e acrescenta um segundo motor elétrico colocado atrás, para mover as rodas traseiras. Não há veio de transmissão.

Esta versão AWD-i usa o motor elétrico de trás no arranque e nas acelerações mais fortes, bem como nas condições de piso escorregadio, quando as rodas da frente percam tração. No restante das condições de condução, a tração é feita apenas às rodas da frente.

Para já, a Toyota ainda não forneceu mais dados relativos à potência combinada desta versão AWD-i, que deverá ser mais alta que a de tração à frente. Apenas é referido que as emissões sobem para os 100 g C02/km.

“Made in France”

O Yaris Cross foi projetado especificamente para a Europa e é fabricado na unidade industrial da marca, em França, ao lado do Yaris.

As previsões são de construir 150 000 unidades por ano o que, juntando às versões de cinco e três portas, dará à família Yaris a responsabilidade de representar um terço de todos os Toyota vendidos na Europa.

A Toyota lembra que o primeiro Yaris Hybrid foi lançado em 2012 e já vendeu meio milhão de unidades. Também é feita uma referência ao primeiro RAV4, que foi lançado há 25 anos e deu o tiro de partida para a entrada da Toyota no mundo dos pequenos SUV.

Conclusão

O lançamento em Portugal, e no resto da Europa, só está previsto para a segunda metade de 2021, pouco depois do arranque da produção.

Para o nosso país só está prevista a comercialização da versão 1.5 Hybrid, nenhuma versão não híbrida estará no catálogo da marca. Nada foi adiantado em relação ao preço, mas tratando-se de um “full-hybrid” é de esperar que se situe no topo do segmento.

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também, seguindo este LINK:

Teste em vídeo: Toyota Corolla 2.0 Hybrid GR Sport

 

 

TAGGED:featuredfull-hybridGazoohíbridoHybridToyota
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Supra_9 (2)
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Toyota GR Supra 3.0i manual: a relação Homem-Máquina

Por Francisco Mota 30 de Março, 2023
46
Crónica à 6ª

Crónica – 12 desejos para 2022 e probabilidade de se realizarem

Por Francisco Mota 31 de Dezembro, 2021
50
Sabia Que?The car of the year

Jurados russos suspensos do The Car Of The Year 2022

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
IMG_20190124_103755
1
Sabia Que?

O seu carro tem este botão? E sabe para que serve?…

Por Francisco Mota 13 de Fevereiro, 2019
8674883561_fb93ed7a3c_b - Cópia
1
Crónica à 6ª

Poluição: são os carros que nos matam?

Por Francisco Mota 9 de Fevereiro, 2019
3507371_2048_1152
Crónica à 6ª

Crónica – Se conduzir… não use o telemóvel

Por Francisco Mota 24 de Dezembro, 2021

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?