Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – KIA EV4: Se não gosta de SUV…
    30 de Setembro, 2025
    Primeiro Teste – KGM Musso EV: SUV disfarçado de pick-up
    19 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – KIA EV4: Se não gosta de SUV…
    30 de Setembro, 2025
    Estratégia – VW aposta em 3 pequenos elétricos
    16 de Setembro, 2025
    Novidade – Kia EV4: Elétrico que não é SUV já tem preço
    15 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
ElétricosHoje Guiei Um...

Vídeo – Lexus RZ 300e: O melhor negócio?

DACIA_Spring_152
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Dacia Spring: o elétrico mais barato é um mini-SUV

PEUGEOT_E3008_COTYTESTDRIVE_2311TC080
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Peugeot E-3008: O segredo da fórmula

BMW_5
1
ElétricosHoje Guiei Um...

Teste – BMW i5 M60: Efetivamente é o M5 elétrico

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Estive Lá > C40 é só o início: Volvo serão só elétricos e vendidos online
Estive Lá

C40 é só o início: Volvo serão só elétricos e vendidos online

Francisco Mota
Última atualização: 5 de Março, 2021 17:14
Por Francisco Mota
PARTILHAR

Num evento digital mundial, a Volvo apresentou o seu novo elétrico C40 Recharge e fez um anúncio ambicioso. Dentro de nove anos, todos os Volvo vão ser elétricos e vendidos online.

Conteúdos
Volvo quer liderarNão são só os carrosA origem dos materiaisMateriais recicladosAs vendas onlineO novo C40 RechargeAutonomia de 420 kmConclusão

 

Conhecida há várias décadas pela preocupação com a segurança dos seus automóveis, a Volvo anunciou agora que vai colocar a sustentabilidade ao mesmo nível. Nas palavras do seu CEO, Hakan Samuelsson, “o derradeiro teste de segurança são as mudanças climáticas”. A marca assume o seu papel no problema e anuncia uma autêntica revolução no seu comportamento ambiental.

De entre os vários anúncios que foram feitos, o mais sonante é sem dúvida o fim da produção de motores de combustão interna, incluindo dos híbridos, até 2030.

Daqui a apenas nove anos, todos os Volvo novos vão sair das fábricas com motorizações 100% elétricas. Uma revolução, em termos de indústria automóvel, mas um passo lógico para a marca que tem apostado fortemente nos PHEV.

Volvo quer liderar

Os objetivos da Volvo são muito claros: “pretendemos ser líderes no segmento dos automóveis elétricos premium” diz Samuelsson, acrescentando que o vai fazer mantendo o lucro do negócio “por isso estamos a investir no futuro.”

Para lá chegar, a Volvo estabelece uma rota que passa por atingir 50% da sua produção total composta por veículos elétricos, já em 2025.

A Volvo acredita na aceleração da procura de carros elétricos nos próximos anos e no alargamento da infraestrutura de postos públicos de carregamento, estando convicta que não existe futuro para os automóveis com motor a combustão.

Não são só os carros

Do ponto de vista das emissões poluentes, não são apenas os automóveis que devem ser mudados. A Volvo sabe disso e anunciou outra meta muito ambiciosa, a de atingir a neutralidade carbónica em 2040, no global da sua atividade.

As metas intermédias que a Volvo pretende alcançar nesta matéria são igualmente ousadas. Já em 2025, tem como objetivo reduzir 40% nas emissões da sua atividade.

Esta redução de 40% nas emissões de CO2 será atingida com o contributo de três áreas: os automóveis vão representar metade dessa redução, a logística representa um quarto e as matérias primas e fornecedores, também um quarto.

Quanto às fábricas, a transição vai ainda mais avançada, esperando-se que a sua produção atinja a neutralidade carbónica já em 2025. Neste momento, 80% da energia utilizada pelas fábricas da Volvo na Europa já tem origem em fontes de impacto neutro. Desde 2008 que a electricidade vem de centrais hidroelétricas.

A origem dos materiais

A preocupação da Volvo com a sustentabilidade passa também pela monotorização da origem dos materiais empregues nos seus automóveis. Como por exemplo o rastreio global do Cobalto usado na produção das baterias.

Através da rede “Blockchain”, em que são partilhados dados de confiança acerca deste tema, é possível aumentar a transparência da cadeia de fornecimento de matérias primas e garantir que substâncias como o Cobalto são obtidas de origem sustentável e de forma socialmente responsável.

Materiais reciclados

Outro aspeto em que a Volvo continua a dar passos importantes é na utilização de materiais reciclados nos seus automóveis, no âmbito da economia circular. Também estes objetivos foram anunciados para os próximos quatro anos.

Até 2025, a Volvo pretende aumentar em 25% a utilização de plásticos reciclados, em 40% o aluminio reciclado e em 25% o aço reciclado. Um exemplo concreto desta política pode ser encontrado no novo C40 Recharge, o primeiro Volvo a não utilizar qualquer pele de origem animal.

As vendas online

A outra grande mudança no negócio Volvo para os próximos anos é a maneira como os carros vão ser vendidos. As vendas online vão crescer rapidamente com a marca a garantir que todos os futuros modelos elétricos vão ser vendidos exclusivamente online.

A par dessa medida surgem outras que visam a transparência do processo de compra, como a política de preço definido. Vai também ser feita uma reestruturação na oferta, diminuindo a complexidade da configuração de cada modelo.

A ideia é diminuir a lista de opcionais e disponibilizar apenas as versões com os níveis de equipamento mais procurados. Desta forma agiliza-se a produção e os tempos de entrega.

Também vão ser desenvolvidos outros serviços, que passam pelo aluguer, por oposição à compra, ou a disponibilidade de mais opções no que diz respeito a manutenção, seguindo o plano Care by Volvo.

O novo C40 Recharge

O plano de produto da Volvo prevê o lançamento de um modelo elétrico novo por ano, começando pelo C40 Recharge, o primeiro modelo da marca feito de raiz para ser exclusivamente elétrico, apesar de utilizar a conhecida plataforma CMA.

Trata-se de um “crossover” com silhueta coupé e posição de condução não tão alta como a dos SUV. Tem a nova frente que a Volvo vai aplicar à geração de veículos elétricos, e novo desenho das luzes traseiras em LED.

Inclui um novo infotainment, feito com a Google com base no sistema Android e inclui as conhecidas aplicações Google Maps, Assistant e Play Store.

Tem conetividade com dados ilimitados, permitindo receber atualizações “over the air” ao longo da sua vida útil.

Autonomia de 420 km

O C40 Recharge dispõe de dois motores, um por eixo e uma bateria de 78 kWh, sendo anunciada uma autonomia de 420 km e um tempo de recarga dos 0 aos 80% em 40 minutos.

O segundo elétrico da Volvo, produzido na Bélgica, tal como o XC40 Recharge, pode ser encomendado online e começará a ser entregue aos clientes no final do ano.

Serviços como a manutenção programada, garantia, assistência em viagem, seguro e “wallbox” para carregamento doméstico fazem parte da oferta.

Conclusão

Com o C40 Recharge e também com o XC40 Recharge, a Volvo entra num segmento em grande expansão, o dos elétricos premium. O investimento na eletrificação parece adaptar-se particularmente bem à sua imagem e surge na altura certa, depois do investimento que foi feito nos híbridos. É o próximo passo e um passo lógico.

Ler também seguindo o LINK:

Como a Volvo passa na regra 50/50 que penaliza “plug-in”

TAGGED:AudiBEVcarros elétricosEVfeaturedRechargeVolvo
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

2019 - Essais presse Nouvelle Renault ZOE en Sardaigne
1
Crónica à 6ª

Crónica – Tem um Zoe?… A Renault sabe tudo sobre si

Por Francisco Mota 23 de Outubro, 2021
D_03 (1)
1
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Como os elétricos (pouco) evoluíram em 30 anos

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Dolphin Atlantis Grey Road 2
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – BYD Dolphin: rival do e-2008 chega este ano

Por Francisco Mota 17 de Abril, 2023
high_factory_opening_for_the_taycan_in_stuttgart_zuffenhausen_2019_porsche_ag
1
Estive Lá

Porsche Taycan: trabalhadores “pagaram” 25% da fábrica

Por Francisco Mota 18 de Setembro, 2019
DSC01736
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste em vídeo: Toyota Corolla 2.0 Hybrid GR Sport

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
2022_AYGO_X_FD_DYNAMIC_029
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Primeiro teste – Toyota Aygo X: Pequeno, “crossover” e ágil, mas…

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?