
Tal como as equipas de futebol, também a KIA decidiu melhorar o seu plantel com um reforço de Inverno. O novo jogador chama-se EV2 e a sua melhor característica é ter sido treinado para jogar na Europa. Francisco Mota esteve na apresentação do novo “craque” durante o salão de Bruxelas.
Quando a KIA apresentou o enorme SUV EV9, um dos responsáveis da marca respondeu, para meu espanto, “sim!” quando lhe perguntei se o estilo do novo E-SUV era para ser aplicado a outros modelos da marca. Reforcei a pergunta: “mesmo em modelos que não sejam SUV?” e a resposta foi o mesmo “sim!”. Depois de ter feito o Primeiro Teste aqui no TARGA 67 ao hatchback EV4 e de ter feito o mesmo com o Stonic, percebi duas coisas: que o homem da KIA não estava obviamente a brincar e que o conceito de estilo “opposites united” realmente funciona em vários tipos de carroçaria.
Agora um B-SUV

O mais recente modelo da marca sul-coreana a empregar o estilo que rapidamente se transformou na imagem da marca é um modelo particularmente importante para o nosso mercado e mercados como o nosso. O que faltava na gama de modelos elétricos da KIA era precisamente um modelo para lutar no segmento com maior crescimento no nosso e na maioria dos mercados europeus: um B-SUV.

Por isso o EV2 tem uma grande importância na operação da KIA no mercado dos elétricos no nosso país, baixando o preço de entrada num elétrico da marca. Se as vendas do EV3 já superaram as expetativas que o importador Astara tinha para 2025, um modelo elétrico mais barato tem tudo para vender ainda mais.

Estreia em Bruxelas
Fui ao salão de Bruxelas para assistir precisamente à estreia internacional do EV2. Ocasião para apreciar o modelo por fora e por dentro e também para ficar a conhecer os principais dados sobre o EV2. O Primeiro Teste está prometido para breve. O EV2 segue uma nomenclatura fácil de entender, em que o algarismo reflete o tamanho/segmento de cada modelo. Até agora, o EV2 é o elétrico mais pequeno da KIA, resta saber se será lançado um EV1 no futuro.

Com um comprimento de “cerca de quatro metros” e distância entre-eixos de 2565 mm, a plataforma é a mesma de todos os outros elétricos da marca, obviamente aqui com menores dimensões. O desenho exterior mantém a silhueta SUV mais tradicional, semelhante ao EV9 e EV3. Os guarda-lamas trapezoidais com moldura preta aumentam o efeito visual das rodas. O capót é praticamente horizontal e a frente não tem grelha superior.

Os faróis e luzes de dia são verticais e as luzes de trás também, no estilo Star Map dos outros KIA EV. Um estilo perfeitamente integrado na família de elétricos da marca.

Habitáculo familiar
Por dentro, a primeira sensação é de muito espaço disponível, desde logo em altura, mas também em comprimento, menos em largura. O banco de trás desliza no sentido longitudinal, para jogar com o enorme espaço para pernas ou a capacidade da mala que pode chegar aos 403 litros acrescentando um frunk de 15 litros.

Existem duas opções para o interior, de quatro lugares ou de cinco. Em Portugal apenas a de cinco estará disponível. O interior tem elementos provenientes de segmentos acima, como a placa digital que une o painel de instrumentos e o ecrá tátil central. No meio tem os comandos táteis da climatização, parcialmente ocultos pelo volante.

Por baixo existem botões hápticos de atalhos e mais abaixo os botões físicos da climatização. O comando da transmissão por trás do volante, como nos outros KIA elétricos, menos oculto pelo volante porque agora tem apenas dois braços duplos.

Quanto à arquitetura elétrica, o EV2 está disponível com duas baterias, uma de 42,2 KWh e outra de 61,0 KWh. As autonomias WLTP mistas estimadas são de 317 Km e de 448 Km, respetivamente
Conclusão
O EV2 é o modelo de que a KIA precisa neste momento. Começa a ser produzido na fábrica da Kia na Eslováquia a partir de Fevereiro (bateria Standard) e em Junho (bateria maior) por isso ainda não há datas precisas de lançamentos, nem preços. Mas certamente estará posicionado de forma competitiva, como é hábito da KIA.
Ler também, seguindo o LINK: Vídeo – KIA EV3: Com trunfos na manga
