Novidade – BMW iX3: Revolução tecnológica passa por Lisboa

Francisco Mota

Nova plataforma, novo design, arquitetura elétrica de 800V e software português: o novo BMW iX3 chega em março de 2026 como “a maior revolução tecnológica” do grupo alemão em mais de meio século. Esteve em Lisboa e o jornalista Paulo Marmé foi conhecê-lo.

Os protótipos Vision Neue Klasse (revelado em 2023) e Vision Neue Klasse X (desvendado em 2024) mostraram que a BMW ia mudar a sua linguagem de estilo. O Vision Neue Klasse X antecipava o futuro iX3 e o Vision Neue Klasse é a antevisão do próximo Série 3.

Neste momento, começa a ver-se a concretização destes concepts. Num evento que decorreu na cidade de Lisboa, e no qual estive presente, a BMW trouxe um exemplar final, embora ainda de pré-produção, do novo iX3 para o apresentar à imprensa portuguesa como o primeiro modelo da nova geração Neue Klasse do construtor bávaro que recupera o design do “duplo rim” da grelha dos clássicos da marca da década de 1960, inaugurada, na altura, com o BMW 1500, de 1962.

O iX3 é, no entanto, muito mais do que um SUV com um novo “look” ou o modelo mais recente da BMW; é o primeiro de uma nova geração, estreando uma nova plataforma, novas soluções de software e uma nova arquitetura (800V) para os novos elétricos do Grupo.

Nova plataforma

As marcas sempre que apresentam uma nova plataforma e novas gerações de modelos fazem sempre questão de enfatizar a relevância desse investimento. Mas, no caso da BMW, o fabricante vai mais longe desta vez, considerando mesmo que esta plataforma Neue Klasse representa “a maior revolução tecnológica” do Grupo em mais de meio século.

Os responsáveis da marca justificam essa sua afirmação, pois a plataforma Neue Klasse é uma base que foi desenvolvida de raiz para a era elétrica e eleva a digitalização e a conectividade dos seus veículos para outro patamar. A plataforma e as suas tecnologias vão estar na base de mais de 40 novos modelos e atualizações de modelos, só até 2027.

Software português

O iX3 estreia um novo sistema operativo, o BMW Operating System X. O SUV é também a primeira geração de modelos BMW a funcionar sobre um ecossistema digital integrado, com quatro “supercomputadores” a bordo, com uma grande parte da tecnologia desenvolvida em Portugal, através da Critical TechWorks, a joint-venture criada há sete anos entre a BMW e a portuguesa Critical Software. A BMW vai, aliás, assentar a sua campanha promocional do iX3 no mercado nacional no slogan “Com Tecnologia Portuguesa da Critical TechWorks”.

“Heart of Joy”

No tocante aos quatro “supercomputadores” que o iX3 tem, a marca destaca, em especial, um que batiza de “Heart of Joy” – este computador controla de forma integrada, numa única unidade de comando a gestão integrada da tração, direção, suspensão, regeneração de energia e travagem (o tradicional era haver dois computadores separados, embora em articulação, para estas funções). Segundo a marca, o “casamento” num único computador de todas estas variáveis da condução faz com que as respostas dinâmicas sejam mais imediatas, com o próprio veículo a adaptar-se, a cada instante e mais rapidamente, àquilo que está a suceder. Um dos exemplos dados pelo fabricante nesta apresentação foi o sistema “Soft Stop” que leva a que, quando o condutor levanta o pé do acelerador, a desaceleração seja suave até à paragem total. Dito assim, parece um comportamento algo semelhante a um “One Pedal”, mas a BMW refere que neste “Soft Stop” o habitual solavanco que se sente quando o automóvel se detém não existe.

“Panoramic Vision”

O novo BMW iX3 é o primeiro modelo da marca a estrear o Panoramic Vision. Trata-se de um ecrã de projeção em toda a largura do tablier, um ecrã central tátil e um novo design de volante multifunções com zonas de comando e feedback háptico. O Panoramic iDrive, sistema apresentado no CES 2025, integra a realidade aumentada no para-brisas.

Nova geração de baterias

Outra novidade do iX3 está na nova geração de baterias de alta tensão (Gen6): são baterias cilíndricas (com 46 mm de diâmetro e 95 cm de altura), como parte estrutural da carroçaria (“pack to open body”), em vez de baterias prismáticas. A marca enfatiza que as novas baterias (que no iX3 apresentam uma capacidade líquida de 108,7 kWh) possuem uma maior densidade energética (+20%) e uma integração estrutural mais eficiente.

Arquitetura de 800 Volt

A arquitetura elétrica de 800V com carregamento de até 400 kW (que garantem 372 km de autonomia em apenas 10 minutos de carga rápida) é uma das principais características do iX3 que é compatível também com estações de carregamento de 400V.

Sexta geração iDrive

O novo BMW iX3 50 xDrive estreia ainda a sexta geração do sistema eDrive, a qual introduz o carregamento bidirecional (Vehicle-to-Load/V2L, para fornecer eletricidade a equipamentos; Vehicle-to-Home/V2H) para fornecer energia a uma casa).

No arranque das vendas, o modelo irá apresentar-se apenas com uma motorização de tração integral (iX3 50 xDrive), com uma potência de 345 kW (469 cv) e binário de 645 Nm. A aceleração 0–100 km/h é realizada em 4,9 segundos. Porém, mais tarde, haverá versões mais performantes e também outras mais acessíveis. A autonomia anunciada no iX3 50 xDrive é de até 805 km (ciclo WLTP). Preço: 72.900€.

Conclusão

O iX3 vai começar a ser vendido em Portugal a 7 de março de 2026. O início da produção acontece a 1 de novembro de 2025 na nova fábrica de Debrecen, Hungria, unidade de produção que não faz uso de qualquer combustível fóssil.

Ler também seguindo o LINK: Teste – BMW iX2: EV provocador

Partilhe este artigo
Deixe o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Exit mobile version