Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – KGM Musso EV: SUV disfarçado de pick-up
    19 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Estratégia – VW aposta em 3 pequenos elétricos
    16 de Setembro, 2025
    Novidade – Kia EV4: Elétrico que não é SUV já tem preço
    15 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
img_900x560$2017_03_06_07_17_00_304667
Crónica à 6ª

Crónica – Tavares & Bezos: um pacto com o diabo?

2023 Prius PHEV DPL 025
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Toyota Prius PHEV: A quinta revolução

e208_27
ElétricosHoje Guiei Um...

Teste – Peugeot E-208 156cv: GTI elétrico?

322A2213_A
1
ElétricosEstive Lá

Primeiro Teste – Zeekr 001: elétrico chinês ao gosto europeu

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Comprar (e pagar) um Hyundai na Amazon já em 2024
Crónica à 6ª

Crónica – Comprar (e pagar) um Hyundai na Amazon já em 2024

Francisco Mota
Última atualização: 17 de Novembro, 2023 20:49
Por Francisco Mota
AMAZON_nyundai
PARTILHAR

17/11/2023. A Hyundai anunciou ontem no salão de LA que vai ser possível comprar e pagar os seus modelos na Amazon, já em 2024. Será mais um problema para os concessionários tradicionais? Tema da Crónica à 6ª feira desta semana no blog TARGA 67, assinada por Francisco Mota.

Conteúdos
Compra digitalMentalidades a mudarUm brinde para os concessionáriosAinda há incógnitasConclusão

 

Comprar automóveis novos na Amazon não é novidade, mas, até agora, a finalização da compra e o pagamento tinha que ser feito sempre num concessionário da marca em causa. É possível fazer a configuração, simulação de financiamento, mas as assinaturas tinham sempre que ser feitas da maneira convencional.

No Salão de Los Angeles, a decorrer esta semana, a Hyundai subiu ao palco com a Amazon e anunciaram que comprar um carro da marca sul-coreana no site da Amazon vai passar a ser tão fácil como comprar um livro.

O carro até poderá ser entregue à porta do comprador, como uma encomenda qualquer. A Hyundai vai ser a primeira marca a disponibilizar esta possibilidade, já em 2024. Será mais um obstáculo ao negócio dos concessionários tradicionais?

Compra digital

Sabe-se a vontade que os fabricantes de automóveis têm em passar às vendas diretas, sem intermediários que lhes absorvem uma parte da margem de lucro. Mas essa transição parece mais difícil do que a transição energética.

O modelo tradicional de venda de automóveis está muito enraizado nos compradores, sobretudo nos mais velhos. O automóvel é geralmente o segundo bem mais caro que uma família compra, ou sobre o qual faz um financiamento. Por isso, a maioria dos compradores prefere fazer o negócio presencialmente.

Há uma ligação entre o comprador e o vendedor do automóvel, por vezes complexa, mas que os compradores entendem como um fator suplementar de confiança. Para alguns compradores, não todos, é também a oportunidade de negóciar, olhos nos olhos, o melhor preço, o melhor equipamento.

Configurar um carro no site de uma marca, é um exercício que se tornou do agrado de muitos, por vezes apenas para alimentar um sonho. Outras vezes para se preparar para a melhor abordagem ao vendedor.

Mentalidades a mudar

Mas comprar um carro através dos meios digitais, comprometer-se a uma despesa considerável apenas com um “clique” é algo que não passa pela cabeça de todos os compradores. Contudo, a digitalização da vida está a mudar mentalidades, sobretudo das gerações mais novas.

Para os concessionáros tradicionais, este novo canal pode vir a ser um concorrente de peso, mas ainda não imediatamente. A Hyundai e a Amazon anunciaram também que a entrega do carro comprado na plataforma digital será feita pelo concessionário mais próximo da casa do comprador.

Para já, a compra de um Hyundai na Amazon só vai estar disponível nos EUA, onde é obrigatória a venda através de um concessionário em vários Estados, pois não é permitido fazer vendas diretas de automóveis novos pelos construtores.

Um brinde para os concessionários

Um mercado no qual os compradores eventualmente estarão menos ligados emocionalmente à compra de um automóvel do que noutros mercados, como nos europeus, por exemplo em Portugal, o que facilita todo o processo.

Além disso, as unidades novas que vão estar disponíveis para venda na Amazon são provenientes dos concessionários locais de cada potencial comprador. Ou seja, para os concessionários, será uma maneira de aumentar a exposição do seu stock de carros novos.

É também o concessionário designado a ficar com a sua habitual margem na venda, fica responsável por todas as explicações necessárias ao consumidor, além de tratar de todo o pós-venda. Ou seja, pelo menos nos EUA, os concessionários só têm a ganhar com este novo canal de negócio.

Ainda há incógnitas

A ferramenta informática final que vai ser usada para a compra ainda não foi revelada, nem todos os detalhes acerca de simulações de financiamento ou modos de pagamento. Por isso ainda restam algumas dúvidas.

Do que não há dúvida é que os concessionários da Hyundai nos EUA vão ganhar uma exposição considerável, não só por se tratar de algo com a dimensão da Amazon, mas também porque é a primeira marca a avançar. Se resultar, outras se vão seguir.

Alguns críticos já vieram dizer que, afinal, não se trata de nada de novo, que é apenas mais uma venda online de um automóvel, o que já existe noutras plataformas há muito tempo, seja de carros usados, seja de novos.

Conclusão

O que realmente faz a diferença é a dimensão da Amazon e o facto de não se tratar de uma plataforma especializada em automóveis. O grau de exposição a consumidores não obrigatoriamente orientados para a compra de um automóvel online pode gerar mais negócio, para a marca e para os seus concessionários. Um exemplo de como a digitalização pode não ser o terror dos concessionários, antes pelo contrário.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o link:Crónica – Ampere: Nasceu a “start-up” da Renault para os elétricos

TAGGED:AmazonfeaturedHyundaiHyundai IoniqHyundai Santa FeHyundai Tucson
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

906EACB8-D6BA-4CDB-AD10-47C97536D8EE
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Melhores momentos TARGA 67 de 2023 em vídeo

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
85
1
Sabia Que?Vídeos

Teste 1 mês – Mustang Mach-E: como é viver com o elétrico da Ford

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
IMG_20190107_154506
1
Hoje Guiei Um...

Ford Fiesta ST: fun, fun, fun!…

Por Francisco Mota 22 de Janeiro, 2019
P90478701-lowRes
1
Crónica à 6ª

Crónica – O que está a passar pela cabeça dos homens da BMW?…

Por Francisco Mota 30 de Setembro, 2022
Aston_Martin_Vantage_Roadster__Yellow_Tang_37-jpg
1
Crónica à 6ª

Crónica – Porque a Daimler ficou com 20% da Aston Martin

Por Francisco Mota 30 de Outubro, 2020
DACIA DUSTER II (HJD), DACIA JOGGER (RJI), DACIA LOGAN III (LJI), DACIA SANDERO III (BJI), DACIA SPRING (BBG)
1
Sabia Que?

Dacia já não é “low cost” mas está focada no essencial

Por Francisco Mota 18 de Setembro, 2022

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?