Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – KIA EV3: Com trunfos na manga
    1 de Outubro, 2025
    Primeiro Teste – KIA EV4: Se não gosta de SUV…
    30 de Setembro, 2025
    Primeiro Teste – KGM Musso EV: SUV disfarçado de pick-up
    19 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Vídeo – KIA EV3: Com trunfos na manga
    1 de Outubro, 2025
    Primeiro Teste – KIA EV4: Se não gosta de SUV…
    30 de Setembro, 2025
    Estratégia – VW aposta em 3 pequenos elétricos
    16 de Setembro, 2025
    Novidade – Kia EV4: Elétrico que não é SUV já tem preço
    15 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
mazda_mx-30_r-ev_2023_ger_makoto_src_act_024
1
ElétricosHoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Mazda MX-30 PHEV: Híbrido depois do elétrico

ami_6_01_1620x1000
1
Estive LáVídeos

O Citroën Ami 6 do tio Manuel e outras histórias

6
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Jeep Wrangler 4xe: “plug-in” é o elo mais forte

Bronco_1
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Ford Bronco V6 2.7: É rival do Wrangler, mas…

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Estive Lá > Porsche 911 GT3: nova geração pode ser a última
Estive LáVídeos

Porsche 911 GT3: nova geração pode ser a última

Francisco Mota
Última atualização: 2 de Agosto, 2024 9:31
Por Francisco Mota 7 Min leitura
PARTILHAR

A Porsche apresentou a versão GT3 da mais recente geração do seu icónico 911. Traz muitas evoluções de performance, como sempre, mas poderá ser o último de uma série que começou em 1999.

Conteúdos
O mesmo pesoAerodinâmica muito evoluídaMotor quase sem alteraçõesCaixa manual ou PDK911 GT3 está condenado?Conclusão

 

Desde o início, em 1999, que a versão GT3 do Porsche 911 teve um posicionamento muito específico na gama do modelo. As afinações e os acabamentos deste bilugar fazem do GT3 algo próximo a um carro de competição que pode ser usado em estrada.

Nesta nova geração 992 do Porsche 911, a casa de Estugarda voltou a evoluir o GT3, que já vai na sétima edição. A “guerra” é a mesma de sempre: mais eficácia, mais potência, menos peso e mais prazer de condução, por isso lá estão o motor atmosférico e a caixa manual.

O mesmo peso

Começando pelo peso, o 992 GT3 usa fibra de carbono no tejadilho, asa traseira e também no capót dianteiro, que agora tem um formato diferente. As jantes são forjadas em alumínio com porca central.

O tipo de vidro utilizado é mais fino e mais leve que o normal nos outros 911 e assim foi possível manter o mesmo peso da geração anterior, 1418 kg, menos 87 kg que um 911 Carrera. E isto apesar de o novo GT3 ter vias e jantes mais largas.

Os travões também foram melhorados, com discos de 408 mm, em vez de 380 mm, mas que são 17% mais leves. A bateria também é 10 kg mais leve.

Aerodinâmica muito evoluída

Por fora, a diferença que se destaca é a asa traseira, com maiores dimensões e que passou a estar suspensa de apoios superiores, em vez de estar apoiada em apoios inferiores, que perturbam mais o fluxo de ar.

Tanto a asa como o difusor podem ser regulados manualmente para máximo apoio, em utilização em pista. Na posição “performance” e em conjunto com o spoiler da frente, geram 60 kg de downforce à velocidade máxima de 320 km/h. São mais 50% que no modelo anterior, na posição normal e mais 150%, na posição “performance”.

A Porsche fornece o pacote Clubsport sem custos adicionais, incluindo o “roll-bar” parcial, cinto de seis apoios, extintor manual e corta-circuitos. Mas há uma nova coleção de opcionais de personalização, como aplicações de carbono, frisos pintados nas jantes e muito mais.

Para quem prefira o seu GT3 mais discreto, a versão Touring, sem asa traseira, será disponiblizada mais para o final do ano.

Motor quase sem alterações

A direção às rodas traseiras é de série e, pela primeira vez, a suspensão dianteira é de braços sobrepostos, uma estreia inspirada no 911 RSR que corre em Le Mans. Os pneus de série são os Michelin Pilot Sport Cup 2 R.

Quanto ao motor de seis cilindros opostos e quatro litros de cilindrada, sem turbocompressor, recebeu um escape novo e o ECU (Electronic Control Unit) usado na nova versão de competição do troféu monomarca GT3 Cup.

A potência máxima é de 510 cv (mais 10 cv que o antecessor), o binário máximo subiu 10 Nm para os 470 Nm e o regime máximo permanece nas 9000 rpm. A relação peso potência é de 2,8 kg/cv.

O condutor dispõe de três modos de condução: Normal/Sport/Track e o painel de instrumentos passou a ter uma visualização “Track”, que reduz as informações ao essencial para conduzir em pista. Há também “shift lights” para indicar a altura certa das passagens de caixa.

Caixa manual ou PDK

Estão disponíveis duas caixas de velocidades, uma manual de seis com função de ponta-tacão eletrónico e uma PDK de dupla embraiagem e sete relações. Com a caixa manual, a aceleração 0-100 km/h é de 3,4 segundos. Apenas com tração atrás, como é óbvio.

Numa volta ao traçado de 20,8 km do circuito antigo do Nürburgring, o novo 911 GT3 consegui, pela primeira vez para um carro equipado com motor sem turbo, baixar da barreira dos sete minutos, registando 6m59,927s.

O primeiro 911 GT3 de 1999 tinha um motor 3,6 litros de 360 cv e fazia uma volta ao Nürburgring em 7m56s. Foi o primeiro modelo de estrada a baixar da barreira dos oito minutos.

911 GT3 está condenado?

Mas o futuro do 911 GT3 poderá estar seriamente ameaçado. Sem nenhum tipo de sistema híbrido a bordo ou sequer previsto para o futuro, o GT3 torna-se num alvo a abater, pelos ambientalista.

O atual clima de pressão para uma rápida eletrificação de todos os automóveis, já passou do plano político para o plano social.

E com a continua queda da imagem dos modelos desportivos, devido às tendências do politicamente correto, esta geração 992 do Porsche 911 GT3 poderá ser a última.

Conclusão

A Porsche fala nos combustíveis sintéticos, com balanço neutro de CO2, como a solução para a sobrevivência do 911 e das suas variantes com motores de combustão. Mas será difícil que esse tipo de combustíveis tenha o apoio político que têm os carros elétricos.

Por isso, se alguma vez pensou em comprar um 911 GT3, esta poderá ser a sua última oportunidade. As primeiras unidades do novo 911 GT3 serão entregues em Maio, contra o pagamento de 221 811 euros.

Ler também seguindo o link:

Teste em vídeo – Taycan Turbo elétrico é um verdadeiro Porsche?

TAGGED:featuredFerrariGT3PorschePorsche CupPorsche GT3
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Volvo C40_2
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Volvo C40 Twin Drive Recharge: SUV, coupé, elétrico e… desportivo?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
electric-car-charging-installation-EV-Charging
1
Crónica à 6ª

20 previsões para 2020: o ano de todos os perigos

Por Francisco Mota 28 de Dezembro, 2019
IMG_20200629_145659
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Puma 125 cv: este felino tem garra que chegue?…

Por Francisco Mota 15 de Julho, 2020
Lexus_RX450h_Silver_72
1
Sabia Que?

Sabe qual é a marca que lidera nos híbridos premium?

Por Francisco Mota 8 de Junho, 2020
Seal Road 10
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – BYD Seal: mais um rival para o Model 3

Por Francisco Mota 2 de Maio, 2023
12 - Cópia
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Hyundai Tucson Plug-In: O menino bonito das empresas

Por Francisco Mota 27 de Julho, 2022

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?