Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – KIA EV3: Com trunfos na manga
    1 de Outubro, 2025
    Primeiro Teste – KIA EV4: Se não gosta de SUV…
    30 de Setembro, 2025
    Primeiro Teste – KGM Musso EV: SUV disfarçado de pick-up
    19 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Vídeo – KIA EV3: Com trunfos na manga
    1 de Outubro, 2025
    Primeiro Teste – KIA EV4: Se não gosta de SUV…
    30 de Setembro, 2025
    Estratégia – VW aposta em 3 pequenos elétricos
    16 de Setembro, 2025
    Novidade – Kia EV4: Elétrico que não é SUV já tem preço
    15 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
x2017-new-alpine-a110-and-renault-alpine-a110.jpg.pagespeed.ic.TLynaOrxiO
Crónica à 6ª

Alpine A110 está de volta. Terá sido uma boa ideia?…

Arkana_50
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Renault Arkana 1.3 TCe: será a melhor versão?

Targa 67 - Toyota Bz4x_Thumbnail - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Teste Toyota bZ4X: a estreia nos elétricos

Ford
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Ford Mustang Mach-E GT: sem V8 mas com 487 cv!

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Peugeot 205 T16 que venceu rali de Portugal 1985 à venda
Sabia Que?

Peugeot 205 T16 que venceu rali de Portugal 1985 à venda

Francisco Mota
Última atualização: 18 de Outubro, 2022 11:05
Por Francisco Mota 3 Min leitura
PARTILHAR

Quem esteve à beira da estrada no Rali de Portugal de 1985 não se esqueceu do Peugeot 205 T16 com o número 6 nas portas. Foi o vencedor da prova, nas mãos de Salonen e agora está à venda.

 

Timo Salonen sagrou-se campeão do mundo de ralis em 1985 e uma das suas vitórias desse ano foi no Rali de Portugal, ao volante do Peugeot 205 T16.

Este exemplar ganhou o Rali de Portugal de 1985

A prova começou por ser liderada por Biasion no Lancia Rally 037 E2, que dominou os troços de asfalto de Sintra. Depois foi a vez de Walter Röhrl impôr o seu Audi Sport Quattro nos pisos de terra.

Mas não teve sorte. A sua assistência teve que substituir a caixa de velocidades e depois ainda teve um furo, que o relegou para terceiro lugar final.

“Wait and see”

Quanto à Peugeot, Vatanen teve um furo que lhe danificou a suspensão e levou à desistência. O seu colega de equipa, Timo Salonen, recebeu então ordens para moderar o ritmo e acabou por herdar o primeiro lugar, quando Röhrl teve os seus problemas.

Esta Evolução 1 foi produzida em 20 exemplares

Biasion fez o que pode, com o seu carro de tração atrás, contra os rivais de tração às quatro rodas e terminou num excelente segundo lugar.

Salonen tinha pedido à equipa para lhe montar um volante maior, para ter que fazer menos esforço, pois dizia que não se sentia com muita força, com problemas respiratórios que atribuía ao excesso de tabaco.

Motor em posição central transversal tinha 350 cv, em 1985

O Peugeot 205 T16 tem um motor de quatro cilindros central de 1775cc, turbocompressor e 350 cv, na versão evolução 1 de 1985. O modelo era feito com base numa versão de produção limitada de 200 unidades de venda ao público.

A simplicidade dos Grupo B dos anos oitenta

Mas só foram feitas 20 unidades deste primeira evolução de competição, com chassis numerados de C1 a C20. O vencedor do rali de Portugal de 1985 tem o número de chassis C12 e mantém a mesma matrícula 323 EXA 75.

O 205 T16, que foi uma das grandes estrelas do período dos Grupo B no WRC, está agora à venda na empresa Suiça, Drive Vintage, com preço sob consulta, que nunca estará abaixo do meio milhão de euros. Se estiver interessado em negociar, pode seguir o LINK:

https://www.classicdriver.com/en/car/peugeot/205/1985/934921

Francisco Mota

(fotos de Drive Vintage)

Ler também, seguindo o LINK:

Ralis em livro: a “bíblia” que festeja os 50 anos do WRC

TAGGED:featuredGroup BPeugeotPeugeot 205Peugeot 205 T16Peugeot Group BWRC
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

IMG_20210301_154235
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Q2 35 TFSI: “restyling” dá nova vida ao SUV júnior da Audi

Por Francisco Mota 17 de Maio, 2021
COTY_2020_Peugeot_208_0049
1
Sabia Que?The car of the year

Peugeot 208 vence Car Of The Year 2020

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
ASX_3
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – Mitsubishi ASX 1.6 PHEV: Por portas e travessas

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Taycan_5
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Porsche Taycan Sport Turismo: só tem um problema…

Por Francisco Mota 5 de Junho, 2023
2019 Opel Corsa
1
Estive Lá

O que vale o novo Corsa?… Leia o teste a todas as versões

Por Francisco Mota 9 de Dezembro, 2019
ESSAIS PRESSE MEGANE RENAULT E-TECH
1
Sabia Que?

Renault Megane elétrico: conheça todos os preços desde 35 200€

Por Francisco Mota 19 de Janeiro, 2022

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?