Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – KIA EV4: Se não gosta de SUV…
    30 de Setembro, 2025
    Primeiro Teste – KGM Musso EV: SUV disfarçado de pick-up
    19 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – KIA EV4: Se não gosta de SUV…
    30 de Setembro, 2025
    Estratégia – VW aposta em 3 pequenos elétricos
    16 de Setembro, 2025
    Novidade – Kia EV4: Elétrico que não é SUV já tem preço
    15 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
20230831_150504_A
1
ElétricosEstive Lá

Novidade – Peugeot E-3008: Elétrico com 700 km de autonomia

33 (2)
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – Audi e-tron GT: Assim… a gasolina não deixa saudades!

72823-thapl9vo4w_A
1
Crónica à 6ª

Crónica – A inimaginável eletrificação da Jeep

corolla-hb-2.0l-red-bitone-2019-045-105761
1
Sabia Que?Vídeos

Híbrido, “mild-hybrid” e “plug-in”: afinal qual é o melhor?

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Novo Skoda Fabia – O base de 80 cv custa 19 272€
Sabia Que?

Novo Skoda Fabia – O base de 80 cv custa 19 272€

Francisco Mota
Última atualização: 18 de Maio, 2022 18:37
Por Francisco Mota 6 Min leitura
PARTILHAR

A quarta geração do Skoda Fabia foi o último utilitário do grupo VW a passar para a plataforma MQB A0. Com isso, ganhou espaço no habitáculo e capacidade na mala. Tem mais equipamento disponível, mas não é barato.

Conteúdos
Estilo SkodaAs atualizações esperadasMotores “evo”Conclusão

Desde 1999, quando foi apresentada a primeira geração do Fabia, sucessor do Felícia, que ainda não era feito com base em plataformas do grupo VW, o utilitário da Skoda já ultrapassou os 4,5 milhões de unidades vendidas.

Não é o Skoda mais vendido, essa honra cabe ao Octavia, mas é um modelo que tem sido importante para a marca do grupo Volkswagen.

Nesta quarta geração, o Fabia passou finalmente para a plataforma MQB A0, já usada em todos os outros modelos do mesmo segmento, das marcas do grupo.

Com as maiores dimensões desta plataforma, que leva o Fabia a ultrapassar a barreira dos quatro metros pela primeira vez (4108 mm) e a subir a distância entre-eixos em 9,4 cm, ganhou mais espaço nos lugares da segunda fila e mais 50 l na mala, que agora tem 380 litros.

Estilo Skoda

Por fora, o estilo foi alinhado com o dos mais recentes modelos da marca, na verdade, com todos eles, só faltava mesmo o Fabia. É o último modelo da marca a assumir esta imagem de família.

E digo o último, porque a Skoda está já a trabalhar na sua nova imagem, que se espera venha revolucionar tudo aquilo que conhecemos acerca da Skoda. Mas isso, fica para outro dia…

Importante reter o coeficiente aerodinâmico Cx, que vale apenas 0,28, um valor muito bom para este tipo de veículo. Em parte, isto é conseguido com cortinas móveis no para-choques da frente, que abrem apenas quando é necessário. A Skoda diz que poupam 0,2 l/100 km a 120 km/h.

As atualizações esperadas

As outras novidades do Fabia são as esperadas, para quem conhece o Polo ou o Ibiza, com os quais partilha quase tudo aquilo que não se vê. Como faróis e luzes traseiras em LED.

Ainda assim, a Skoda soube dar ao habitáculo um estilo e um ambiente próprios, com alguns detalhes de estilo originais e de bom gosto. Não falta o painel de instrumentos digital, nem o ecrã tátil central, agora bem destacado no topo da consola.

A pensar nos países do Norte da Europa, onde a Skoda vende grande parte dos quase um milhão de carros que produz por ano, o Fabia tem agora volante e para-brisas aquecido, além de climatização com duas zonas de temperatura.

Quanto ao “simply clever”, traduz-se, por exemplo, em 16 locais para guardar objetos no interior, num total de 108 litros de capacidade. Mas há mais.

Uma divisória flexível para a mala, uma consola para os lugares de trás, quando se transportam só dois passageiros, porta-cartões, porta-moedas e porta-copos, além do já icónico raspador de gelo.

Motores “evo”

Quanto aos motores, também chegam ao Fabia as últimas versões da unidade de três cilindros a gasolina, os chamados motor Evo. Mas ainda ninguém fala de híbridos ou sequer de “mild hybrid”, na Skoda.

Na base está um 1.0 sem turbo e com 80 cv (para alguns mercados, há ainda uma versão de 65 cv). O outro é sobrealimentado: o 1.0 TSI, disponível com 95 cv ou 110 cv. O mais potente tem caixa DSG de dupla embraiagem e sete relações como opção.

A Skoda disponibiliza uma versão 15 mm mais baixa da suspensão MacPerson dianteira e barra de torção, atrás. Mas também uma versão 15 mm mais alta que a normal, para países com condições de circulação mais difícieis – novamente as estradas nevadas do Norte.

Mais airbags, num máximo de nove, e mais ajudas eletrónicas à condução, num máximo de sete, fazem também parte das novidades.

Conclusão

Falta falar dos preços. Não se espere valores para rivalizar com a Dacia, pois a Skoda joga noutro campeonato, apesar de muitos potenciais compradores ainda não terem percebido isso. Sendo assim, o 1.0 de 80 cv custa 19 272 euros, o 1.0 TSI de 95 cv custa 20 509 euros e o 1.0 TSI de 110 cv custa 21 162 euros. Tudo nas versões de acesso Ambition. Ou seja, não são preços propriamente de saldo, quando olhamos para o Polo Life 1.0 TSI de 95 cv, que custa 21 854 euros. E esse continua a ser o problema da Skoda no nosso país: a imagem está abaixo do que realmente valem os seus produtos.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o LINK:

Teste – Skoda Octavia SW Scout 4×4: Agora só falta a neve…

 

TAGGED:featuredSkodaSkoda FabiaSkoda OctaviaSkoda simply cleverSkoda TSI
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Lime-S-Gen-3-Rider2-electrek
1
Crónica à 6ª

Trotinetas elétricas: brincadeira perigosa?

Por Francisco Mota 18 de Janeiro, 2019
IMG_20201101_120750
1
Crónica à 6ªThe car of the year

The Car Of The Year 2021: Yaris venceu e a minha votação foi assim

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
800px-Charging_stations_in_SF_City_Hall_02_2009_02
1
Crónica à 6ª

Diesel: cinco perguntas a que o Ministro não respondeu

Por Francisco Mota 2 de Fevereiro, 2019
ionity
1
Crónica à 6ª

Crónica – Mais carregadores: quem tem obrigação de instalar?

Por Francisco Mota 12 de Março, 2021
OCTAVIA_RS_iV_SME_08 - Cópia
1
Sabia Que?

Octavia na quarta geração: assim bate o coração da Skoda

Por Francisco Mota 16 de Setembro, 2020
689584
ElétricosSabia Que?

KIA EV2 – Na “mouche” dos B-SUV elétricos

Por Francisco Mota 17 de Março, 2025

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?