Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – KIA EV3: Com trunfos na manga
    1 de Outubro, 2025
    Primeiro Teste – KIA EV4: Se não gosta de SUV…
    30 de Setembro, 2025
    Primeiro Teste – KGM Musso EV: SUV disfarçado de pick-up
    19 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Vídeo – KIA EV3: Com trunfos na manga
    1 de Outubro, 2025
    Primeiro Teste – KIA EV4: Se não gosta de SUV…
    30 de Setembro, 2025
    Estratégia – VW aposta em 3 pequenos elétricos
    16 de Setembro, 2025
    Novidade – Kia EV4: Elétrico que não é SUV já tem preço
    15 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
IMG_20191223_151648 copia
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Em casa… leia um teste por dia: Volvo V60 T8 PHEV 390 cv

018_Dacia Duster Extreme OForte
1
Sabia Que?

Novidade – Dacia Duster III: Vai manter qualidade/preço?

Volvo XC40 T5 Thumbnail
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste em vídeo – Volvo XC40 T5 Plug-in Hybrid

508 (4) - Cópia
1
Estive Lá

Novidade – Peugeot 508 restyling: Como resistir aos SUV

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Lexus prepara elétrico revolucionário para 2021
Sabia Que?

Lexus prepara elétrico revolucionário para 2021

Francisco Mota
Última atualização: 21 de Dezembro, 2020 10:30
Por Francisco Mota 6 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”7771″]“Lexus Electrified” é o plano de novos modelos elétricos da marca japonesa. O UX 300e foi só o começo, mas a revolução está marcada já para 2021, com um modelo que vai deixar toda a gente de boca aberta.

Conteúdos
UX 300e é o primeiroAs vantagens da e-TNGAO que é o Direct4?Dinâmica “à la carte”Estilo vai ser revolucionárioConclusão

 

A Lexus estreou-se há 30 anos nos mercado da Europa com a berlina de luxo LS400 e até hoje já vendeu mais de um milhão de unidades nesta região do globo, cerca de metade dos quais foram versões híbridas.

O primeiro híbrido da Lexus foi o RX, de 2003 e hoje 96% das vendas da marca são versões híbridas. A crescente procura deste tipo de motorizações levou a Lexus a registar, nos últimos seis anos, subidas consecutivas nas vendas. Em boa parte graças a compradores que nunca tinham tido um Lexus.

UX 300e é o primeiro

Marca premium líder em modelos eletrificados, a Lexus está a entrar num novo capítulo, com o lançamento do UX 300e, que já tive a oportunidade de guiar em Portugal. Pode ler as minhas primeiras impressões de condução aqui:

Ao volante – Lexus rende-se aos elétricos com o UX 300

O Lexus UX 300e leva a marca para o campo dos modelos 100% elétricos, com uma adaptação da plataforma existente. É instalada uma bateria de 54,4 kWh sob o piso e um motor elétrico de 204 cv e 300 Nm, que move as rodas da frente.

A autonomia máxima anunciada é de 315 km e a velocidade máxima está limitada a 160 km/h, para poupar a bateria, mas a aceleração 0-100 km/h faz-se nuns breves 7,5 segundos.

Mas o futuro próximo passa por uma nova plataforma elétrica, designada e-TNGA.

As vantagens da e-TNGA

Esta nova base de trabalho posiciona a bateria sob o habitáculo e prevê a possibilidade de instalar um motor à frente e outro atrás. Desta forma, está apta a dar vida a modelos de tração à frente, atrás ou às quatro rodas.

Uma das novidades da e-TNGA nas aplicações em modelos Lexus vai ser o sistema “Direct4 wheel drive force control”, resumido para Direct4.

O princípio aplica-se a modelos elétricos, como os referidos de dois motores, mas também a próximos modelos híbridos “plug-in”, que tenham um conjunto motor gasolina/máquina elétrica, para as rodas da frente e outro apenas elétrico (e-Axle) para as rodas de trás.

O que é o Direct4?

A ideia base do Direct4 é otimizar a atribuição de binário a cada roda, de acordo com as condições de condução e as preferências do condutor. A Lexus já tem protótipos em testes de circuito fechado no Japão e está a chegar à conclusão que as possibilidades são muito amplas.

A facilidade de modular o binário dos motores elétricos, de forma muito rigorosa, é um dos fatores que favorece o Direct4. O outro factor é a ligação direta que existe entre cada motor elétrico e o semi-eixo que faz mover cada roda, o que permite uma rapidez de resposta ímpar.

As possibilidades do Direct4 são muito amplas, começando pela segurança ativa. Numa situação de subviragem, é possível alterar a alocação de binário a cada roda individualmente de forma a eliminar essa tendência. E o mesmo se passa com a sobreviragem.

Dinâmica “à la carte”

Em situações de piso escorregadio, isto pode ser muito útil. Mas também há a possibilidade de deixar ao critério do condutor que tipo de atitude deseja para a dinâmica a cada momento.

Através de um comando simples, será possível alocar mais binário às rodas da frente ou às de trás, configurando assim um comportamento mais neutro, mais subvirador ou mais sobrevirador. É até possível estabelecer diferenças de binário entre as rodas da esquerda e da direita.

O Direct4 é o exemplo de como os carros elétricos abrem novas possibilidades a outros campos que não apenas a locomoção. Outro desses campos é o estilo.

Estilo vai ser revolucionário

Com a ausência de necessidade de grelhas dianteiras para arrefecimento de radiadores, o estilo da frente pode mudar radicalmente, como a Lexus já mostrou no espantoso concept-car LF-30. Mas não só.

O desaparecimento de um compartimento dianteiro para o volumoso motor a combustão e seus periféricos, bem como o aumento da distância entre-eixos, ditada pela necessidade de albergar a bateria no piso, irá revolucionar as proporções dos elétricos no futuro

A Lexus prepara um concept-car para apresentar no primeiro trimestre de 2021 que deverá mostrar algumas destas novas tendências e criar uma imagem para os seus modelos elétricos.

Conclusão

Com tantas alterações em vista, uma coisa a marca garante: as principais sensações de condução dos atuais Lexus vão ser reforçadas e não alteradas: o sentido de solidez dado pela elevada rigidez estrutural, a precisão e obediência da direção, o controlo dos movimentos da carroçaria e o conforto, são os traços de ADN da Lexus que vão continuar a ser facilmente identificados, mesmo após esta anunciada revolução eletrificada.

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também, seguindo o LINK:

Teste – Lexus UX 250h: SUV híbrido gasta menos de 6,0 litros

TAGGED:BEVElectrc CarsfeaturedLexusLexus UXToyotaUX
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

P19_0116_a5_rgb
1
Estive LáVídeos

Cayenne Coupé: o SUV da Porsche deixou de ser… feio?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
thumbnail
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste em vídeo – Volvo V60 T6 Recharge: é “plug-in” e eficiente

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
40
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Maserati Levante Hybrid: “Mild hybrid” para começar

Por Francisco Mota 10 de Maio, 2022
KIA_44_A
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – Kia Sportage 1.6 MHEV: É só um “cheirinho”

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
006_Dacia Duster Journey OForte
Crónica à 6ª

Crónica – Como se explica fenómeno Dacia em Portugal

Por Francisco Mota 19 de Janeiro, 2024
Targa 67 - Thumbnail - Cópia
Hoje Guiei Um...

Vídeo – Teste: Lexus NX450h+: Amigo da fiscalidade

Por Francisco Mota 8 de Dezembro, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?