Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – KIA EV3: Com trunfos na manga
    1 de Outubro, 2025
    Primeiro Teste – KIA EV4: Se não gosta de SUV…
    30 de Setembro, 2025
    Primeiro Teste – KGM Musso EV: SUV disfarçado de pick-up
    19 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Vídeo – KIA EV3: Com trunfos na manga
    1 de Outubro, 2025
    Primeiro Teste – KIA EV4: Se não gosta de SUV…
    30 de Setembro, 2025
    Estratégia – VW aposta em 3 pequenos elétricos
    16 de Setembro, 2025
    Novidade – Kia EV4: Elétrico que não é SUV já tem preço
    15 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
IMG_20190116_081215
1
Sabia Que?

Use a caixa e baixe 10% os consumos: 7 “truques” que resultam!

Volvo Cars tests new wireless charging technology
1
Sabia Que?

Volvo mostra como vai carregar os elétricos mais depressa

IMG_20200804_112539_edit
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Honda e: muito charme, pouca autonomia

Sabia Que?

Novidade – Jeep Compass: Deve muito ao Avenger

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Especialistas garantem: ecrãs táteis podem causar acidentes
Sabia Que?

Especialistas garantem: ecrãs táteis podem causar acidentes

Francisco Mota
Última atualização: 9 de Junho, 2020 16:07
Por Francisco Mota
PARTILHAR

[soliloquy id=”6025″]A Tatcham Research, especialistas em segurança rodoviária do Reino Unido há mais de 50 anos, garante que os ecrãs táteis são um perigo, podendo causar acidentes.

Conteúdos
Outros problemas dos táteisQue soluções?Mitigar a questãoApple e Amazon podem ajudar?Conclusão

 

A moda dos ecrãs táteis nos automóveis não para de alastrar a cada vez mais modelos e cada vez mais baratos. A “culpa” é dos smartphones, dizem os especialistas em segurança rodoviária da Tatcham Research, no Reino Unido.

O perigo é fácil de compreender: de cada vez que o condutor usa um ecrã tátil, tem obrigatoriamente que desviar os olhos da estrada e olhar para o ecrã.

A falta de relevo e de um mecanismo que possa ser facilmente memorizado, como acontece com os botões físicos normais, impede que os botões virtuais dos ecrãs táteis possam ser ativados sem que o condutor olhe para eles.

Mesmo nos ecrãs que simulam a pressão num botão físico, como acontece em alguns modelos da Audi, o problema de ter que olhar para o botão, não desaparece.

Outros problemas dos táteis

A complexidade dos menus de alguns sistema é outro obstáculo, pois prolonga o tempo que o condutor precisa de olhar para esses ecrãs.

Mas não só. Uma questão grave é também a latência, ou seja, o tempo de resposta do ecrã ao toque do condutor. Alguns ecrãs são claramente mais lentos que um smartphone, que se tornou a referência.

Mas há outras questões relacionadas com os ecrãs táteis nos automóveis. Uma delas é a falta de um padrão para os ícones de cada função. Cada construtor usa os seus símbolos, o que torna a seleção das funções mais difícil.

Problemática é também a dimensão do ecrã. Quanto mais pequeno, pior. Nos maiores, os ícones ou botões virtuais estão mais afastados, por isso é mais fácil “acertar” com o dedo à primeira tentativa. Como acontece nos Tesla.

Que soluções?

Uma das soluções para minorar os perigos de acidente, quando o condutor desvia os olhos da estrada para dar atenção ao ecrã tátil, será bloquear algumas das funções, a partir do momento em que o carro está em movimento, o que já acontece em algumas marcas.

Melhor solução parece ser a adoção generalizada de sistemas que fazem o “espelho” do smartphone de cada utilizador no ecrã tátil do carro. São os conhecidos Apple Carplay e Android Auto.

Estes sistemas têm várias vantagens, pois apenas disponibilizam algumas funções enquanto o carro está em movimento e apresentam um “layout” familiar ao utilizador do smartphone, não necessitando de explorar um novo sistema.

Mitigar a questão

Contudo, esta solução é sempre uma mitigação do problema, não uma solução. Alguns países consideram a hipótese de passar a aplicar multas a quem utiliza os ecrãs táteis, da mesma maneira que o fazem para a utilização do telemóvel durante a condução.

Talvez a melhor solução seja os sistemas de comando por voz, em que o condutor não tem que desviar os olhos da estrada para fazer ativar uma dada função, bastando dar a ordem por voz.

O problema dos sistemas de comando por voz está na sua eficiência. Em muitos carros, estes sistemas não são capazes de reconhecer todas as línguas, nem todos os sotaques, nem todas as palavras.

Esta incapacidade gera frustração nos condutores, que rapidamente deixam de usar o sistema, mesmo que esteja disponível no seu automóvel.

Apple e Amazon podem ajudar?

Alguns construtores estão a trabalhar com a Apple e o seu sistema de reconhecimento Siri, ou com a Amazon Alexa.

São sistemas que estão em constante atualização, capazes de “aprender” a reconhecer cada vez mais línguas e sotaques, bem como frases.

O reconhecimento por voz talvez seja o interface mais seguro entre o condutor e o seu automóvel, mas não é 100% seguro.

A verdade é que, mais do que o tempo em que o condutor tem os olhos desviados da estrada, mais perigosa é a questão cognitiva.

Conclusão

Mesmo com os olhos na estrada, um condutor que esteja ao telefone, usando um sistema mãos livres ou que esteja a dar ordens a um sistema de reconhecimento por voz, nunca está a prestar total atenção ao que o rodeia na estrada.

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também, seguindo o LINK:

Comandos rotativos melhores que táteis, mas ninguém quer saber

 

TAGGED:AlexaAndroid AuroApplefeaturedSiriVoiceVolvo
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

IMG_20200911_121826
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – Suzuki Ignis mais híbrido: como não gostar dele?…

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
DB2023AU01344_medium
1
ElétricosSabia Que?

Novidade – Volkswagen ID.7: O irmão 100% elétrico do Passat

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Targa 67 - Kia XCeed_Thumbnail_1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Kia Xceed 1.0 T-GDI: Em equipa que ganha…

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
56
Crónica à 6ª

Crónica – “Não” das marcas ao COP 26 põe carros elétricos em perigo?

Por Francisco Mota 13 de Novembro, 2021
56
1
Hoje Guiei Um...

Teste – VW Golf R: o melhor desportivo do mundo real

Por Francisco Mota 12 de Julho, 2021
IMG_20200501_194618
Crónica à 6ª

Crónica – Tele-trabalho: a arma secreta contra a poluição?

Por Francisco Mota 1 de Maio, 2020

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?