Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – KGM Musso EV: SUV disfarçado de pick-up
    19 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Estratégia – VW aposta em 3 pequenos elétricos
    16 de Setembro, 2025
    Novidade – Kia EV4: Elétrico que não é SUV já tem preço
    15 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
12 (2)
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Hyundai Santa Fé HEV: visual (um pouco) assustador

RR_22MY_09_LWB_SV_Serenity_261021_1019
1
Sabia Que?

Novo Range Rover: Rei dos SUV custa (desde) 140 624,83 euros

2019.07.11
1
Sabia Que?

Lexus UX 300e: como se transforma um híbrido num elétrico

3125
Sabia Que?

Pacote original de 6 Corgi Toys de 1965 leiloado por 7350€

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Hoje Guiei Um... > VW Polo GTI DSG, só falta um bocadinho assim
Hoje Guiei Um...

VW Polo GTI DSG, só falta um bocadinho assim

Francisco Mota
Última atualização: 30 de Agosto, 2018 2:45
Por Francisco Mota 4 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”766″]De cada vez que tenho um Volkswagen GTI para ensaiar, salta-me a veia nostálgica. O meu pai gostava tanto do primeiro Golf GTI, que teve dois de seguida e eu cresci a adorar o carro. Depois passei por aquela fase de comprar um, já como “clássico” e enterrar um monte de dinheiro a metê-lo como novo… mais ou menos.

Conteúdos
Patilhas curtasConclusãoPotência: 200 cv Preço: 32 391 euros Veredicto: 3,5 estrelas

Comparando com esse primeiro GTI, o novo Polo GTI é muito maior, tem o dobro da potência e hoje é quase um carro de luxo, ao lado do GTI de 76. No papel está lá tudo para ser um carro capaz de colocar o proverbial sorriso nos lábios do condutor: motor 2.0 turbo de 200 cv, caixa DSG de seis velocidades e prestações de meter respeito, com aceleração dos 0 aos 100 km/h em 6,7 segundos. O velhinho GTI via-se grego para baixar dos dez segundos e só o conseguia porque era leve. O novo Polo não pode ser tão leve, caso contrário não passava em nenhum teste de colisão.

A resposta deste motor 2.0 a baixos regimes é tão forte que nem parece ter turbo.

Mas chega de comparações com o passado. Os rivais do novo Polo GTI são o Renault Clio RS, Peugeot 208 GTI, Mini Cooper S e o novo Ford Fiesta ST. Talvez o Cupra Ibiza, se a nova marca espanhola o decidir fazer.
No Polo, o que agrada logo é o espaço, a qualidade e os equipamentos disponíveis, tudo ao nível do segmento acima. E depois a resposta muito forte deste motor a baixos regimes, que nem parece ter turbo. Na cidade, a acompanhar o trânsito, é totalmente civilizado, com a caixa DSG em modo automático a fazer o seu papel e nem sequer a suspensão é muito firme. Mas estes elogios transformam-se em críticas quando troco a cidade pela serra.

Patilhas curtas

Claro que o motor continua a agradar, mesmo às 6500 rpm ainda respira. Mas a caixa DSG, em modo manual, nem sempre respeita as ordens que lhe dou e as patilhas são tão pequenas que os dedos têm que se esticar para lhes chegar. Nem mesmo as detonações no escape são suficientemente convincentes. A calibração do ESP em modo Sport até é bastante liberal, deixando provocar a traseira na entrada em curva. Mas os pneus Bridgestone Turanza não são os mais adequados para este carro, deixando a frente subvirar antes do que era suposto e perdendo tração em curvas mais fechadas.

Conclusão

Na verdade, o Polo GTI sente-se sempre alto e estreito quando chegam as curvas, não me deixando “brincar” como ele como queria. Em reta, ligando o Launch Control, mostra todo o seu poderio. Mas fico com a dúvida se com uma caixa manual, como tinha o meu velhinho Golf GTI, não será mais divertido de guiar. Assim, parece que lhe falta sempre alguma coisa. Um “bocadinho assim”, como diz o outro.

Potência: 200 cv
Preço: 32 391 euros
Veredicto: 3,5 estrelas

TAGGED:desportivoGTIPoloVW
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

IMG_20210303_150253
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Mokka-e: Opel dá “salto mortal” em trampolim elétrico

Por Francisco Mota 25 de Maio, 2021
IMG_20180921_110134
1
Estive Lá

VW Iltis é o antepassado do Audi Q8, não acredita?…

Por Francisco Mota 25 de Setembro, 2018
Targa 67 - GR Yaris_thumbnail1 - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Toyota GR Yaris de ralis vs. versão de estrada

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Dolphin Atlantis Grey City 6
Crónica à 6ª

Crónica – Carros chineses custam metade na China

Por Francisco Mota 29 de Setembro, 2023
2023_FORD_TheNewAll-ElectricFordExplorer_Studio_6 - Cópia
1
Crónica à 6ª

Crónica – Porque a Ford perde 6 mil milhões com elétricos

Por Francisco Mota 24 de Março, 2023
1
ElétricosHoje Guiei Um...

Teste – FIAT 600e: Elétrico à italiana

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?