É uma ideia que não tem sido muito explorada mas que tem os seus méritos: fazer uma versão pick-up a partir de um C-SUV. Francisco Mota foi fazer um Primeiro Teste à KGM Musso EV, para ver se a ideia funciona.
De frente, parece um SUV KGM Torres EVX, o que faz sentido pois a pick-up KGM Musso EV deriva da mesma plataforma. Apesar de manter o nome Musso da “verdadeira” pick-up da marca, não tem nada em comum a não ser o nome, que assim passa a ser o nome dos veículos deste tipo na marca da Coreia do Sul.
Plataforma do Torres EVX

A Musso EV utiliza a parte da frente da plataforma do Torres EVX, incluíndo as portas da frente. Toda a parte mecânica também é exatamente a mesma. A suspensão da frente foi modificada, bem como a bateria e o motor traseiro na versão 4×4. A metade traseira da plataforma e da carroçaria são diferentes, bem como a suspensão traseira independente e os travões. Modificações que atingem as zonas menos dispendiosas do Torres EVX, mas que tornam a Musso EV mais resistente.
Compact pick-up

A marca chama-lhe uma “compact Pick-up” com 5160 mm de comprimento, 1920 mm de largura e 1745 mm de altura. Mais 460 mm de comprimento que o Torres EVX, sensivelmente a mesma largura e mais 25 mm de altura. A distância entre-eixos é de 3150 mm, 470 mm maior que no Torres EVX. Face à Musso pick-up, o comprimento é 240 mm inferior.
Algumas alterações

A caixa de carga tem 1345 mm de comprimento, 510 mm de altura e 1515 mm de largura. A capacidade de carga é de 500 Kg, o volume de 907 litros e estará disponível uma cortina metálica com chave para a tapar. A bateria está sob o piso, tem 80,6 KWh de capacidade e pode ser carregada a 300 KW DC de 10 a 80% em 30 minutos; e a 11 KW AC em 10h20. A bateria do Torres EVX é de 73,4 KWh com 462 Km de autonomia anunciada.
Duas versões



Há duas versões disponíveis, uma 2WD de tração à frente, com motor de 125 KW (207 cv) e 339 Nm com autonomia anunciada de 420 Km. A outra é uma 4WD com dois motores elétricos, um por eixo e um total de 175 KW (237 cv) e 629 Nm, anunciando uma autonomia de 379 Km. O perfil de pick-up assenta bem no desenho base do Torres EVX, com pneus de 245/60 R17 de parede alta para acentuar o estilo. A caixa de carga é forrada a plástico e a tampa tem a marca KGM em relevo negativo.
Por dentro



Por dentro, os materias têm uma razoável perceção de qualidade e o toque de modernidade dado pela “prancha” que junta o painel de instrumentos digital e o ecrã central tátil. O volante tem vários botões hápticos e outros físicos, nem sempre fáceis de usar. O comando da transmissão está na consola. Há três modos de condução que o condutor pode escolher e a regeneração na desaceleração pode ser regulável através de patilhas atrás do volante.
Ao volante



A posição de condução é tão alta como a do Torres, com boa visibilidade. O espaço na frente também é igual, mas nos lugares de trás o piso é alto e os bancos são mais curtos e com as costas mais direitas, devido à parte traseira da cabine ser vertical.
EV e 4WD

A versão que usei neste primeiro teste foi a 4WD com o máximo de equipamento que inclui muitas ajudas à condução e os seus respetivos avisos sonoros. É um ambiente sonoro irritante, mas quase todos se podem desligar, de cada vez que se liga o carro…

Claro que os motores elétricos são silenciosos e mal se começa a andar percebe-se que o pisar desta suspensão é semelhante à do Torres EVX. Não há aqui nenhum dos movimentos parasita e balanços típicos de uma pick-up de maior porte. O conforto é mais que aceitável.



Em autoestrada, não se notam ruídos aerodinâmicos superiores aos do Torres EVX, nem de rolamento. A potência é mais do que suficiente para manter uma velocidade de cruzeiro digna da faixa da esquerda. E não há nenhuma sensação de instabilidade, nem necessidade de pequenas e constantes correções com o volante, como acontece em algumas pick-up maiores.

Em estrada nacional, parte dela em mau piso, a Musso EV continuou a mostrar bom conforto e razoável controlo dos movimentos da carroçaria. Exagerando na entrada em curva, a frente é a primeira a ceder, numa saída de frente moderada. À traseira não foi atribuida força suficiente para induzir alguma sobreviragem de potência em asfalto seco.

O percurso incluia um pouco de estrada de terra, quase sempre em bom piso. Nas zonas de mau piso, mantendo uma velocidade alta, a suspensão da frente chegou ao batente algumas vezes e a direção transmitiu “pancadas” violentas. É o limite do conceito, num terreno onde uma pick-up maior passaria sem o mais pequeno problema.
Conclusão
A KGM mostra com esta Musso EV que interpreta bem os desejos do mercado com esta variante pick-up do C-SUV Torres EVX. Tem a aparência e a caixa de carga que se espera de uma pick-up, o porte é suficientemente imponente, sem ser difícil de guiar em cidade e mantém o conforto de um C-SUV. Só perde espaço nos três lugares da segunda fila e espera-se que chegue a cortina da caixa de carga para poder ser usada como uma mala extra volumosa. Quanto a preços, a versão 2WD custa 36 888 euros e a versão 4WD menos equipada custa 41 193 euros. A versão 4WD mais equipada, a deste teste, custa 43 653 euros.
Ver também seguindo o link: Vídeo – KGM Torres EVX: Lembra-se da SsangYong?