Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – KIA EV3: Com trunfos na manga
    1 de Outubro, 2025
    Primeiro Teste – KIA EV4: Se não gosta de SUV…
    30 de Setembro, 2025
    Primeiro Teste – KGM Musso EV: SUV disfarçado de pick-up
    19 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Vídeo – KIA EV3: Com trunfos na manga
    1 de Outubro, 2025
    Primeiro Teste – KIA EV4: Se não gosta de SUV…
    30 de Setembro, 2025
    Estratégia – VW aposta em 3 pequenos elétricos
    16 de Setembro, 2025
    Novidade – Kia EV4: Elétrico que não é SUV já tem preço
    15 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
IMG_20210211_145819
1
Sabia Que?

DS9: Presidente Macron, está na altura de trocar de carro

IMG_20220527_105427
1
Estive Lá

Crónica – Salão volta à antiga FIL, mas só com eletrificados

B979852137Z.1_20161001081130_000+GUP7MU7IG.4-0 - Cópia
1
Crónica à 6ª

Tavares: o português que salva marcas da falência

maxus_pickup_fullsize_2__640x480
1
Sabia Que?

Novidade – Maxus T90 EV: A primeira pick-up elétrica

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Hoje Guiei Um... > Alfa Romeo Stelvio 280 Q4, com nervoso miudinho
Hoje Guiei Um...

Alfa Romeo Stelvio 280 Q4, com nervoso miudinho

Francisco Mota
Última atualização: 19 de Agosto, 2018 21:35
Por Francisco Mota
PARTILHAR

[soliloquy id=”575″]Este é um SUV que pensa que é um desportivo, ou não fosse um Alfa Romeo. A direção é demasiado direta, tornando a condução nervosa: é sempre preciso dar menos ângulo ao volante do que se espera. Em modo Dynamic, a direção fica mais pesada e o efeito é minorado, mas depois é o acelerador e, sobretudo a caixa automática que ficam nervosos em excesso.

Conteúdos
Gasolina que soa a DieselConclusãoPotência: 280 cv Preço Veredicto: 4 estrelas

Gasolina que soa a Diesel

Este motor a gasolina de quatro cilindros, turbocomprimido de 280 cv soa a Diesel, quando o carro está parado, mas depois ganha uma voz mais respeitável. Só que se comporta quase como um motor a gasóleo, sendo muito forte nas rotações médias e caindo claramente nas mais altas. A caixa tem duas enormes patilhas presas à coluna de direção, ao estilo Ferrari, tal como o botão para ligar o motor, colocado no volante. O estilo interior é bem melhor do que a qualidade e na lista de equipamento não há um infotainment decente, para um segmento em que o Stelvio luta com carros como o Audi Q5. Mas basta aumentar o ritmo para perceber onde a Alfa Romeo queria chegar

É uma pena que o ESP não se possa desligar, pois fica claro que o chassis seria capaz de divertir ainda mais

A andar mais depressa, a direção ganha consistência e o chassis contém muito bem a subviragem, que só surge para lá do exagero e de uma forma telegrafada, muito fácil de modular. Insistindo, é o ESP que toma conta dos acontecimentos, simplesmente diminuindo a velocidade, quase sem se sentir a sua ação, apenas o efeito e nem sequer avisando da sua presença através da luz no painel de instrumentos. Entrando em curva um pouco mais devagar, evitando o ESP, acelerando mais cedo, a tração às quatro rodas acaba por mandar alguns Nm a mais para as rodas de trás que então ensaiam uma ligeirissima deriva para “enrolar” a curva, antes que o polícia eletrónico seja outra vez chamado. É uma pena que o ESP não se possa desligar, pois fica claro que o chassis seria capaz de divertir ainda mais o condutor, sem que isso significasse qualquer tipo de risco, pois este motor está longe de conseguir explorar todas as capacidades dinâmicas do Stelvio; e os travões e pneus suportam muito bem exageros severos.

Conclusão

O Stelvio não é um Giulia, mas diverte bem mais que um Q5 e tem uma estética que facilmente se destaca num segmento em que cada rival segue à risca os traços de família, sem autorização para ter identidade própria. Veremos se, quando chegarem os dois “irmãos” do Stelvio, um maior e outro mais pequeno, não vou ter que mudar de opinião.

Potência: 280 cv
Preço
Veredicto: 4 estrelas

TAGGED:Alfa RomeoDieselStelvioSUV
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Duo_2
1
Hoje Guiei Um...

Comparativo – 520d contra E220d: Eterna rivalidade Diesel

Por Francisco Mota 27 de Março, 2024
IMG_20210122_114525 (2)
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Peugeot e-2008: o elétrico mais vendido em Portugal

Por Francisco Mota 9 de Fevereiro, 2021
S19_1180
1
Hoje Guiei Um...

Porsche 911 Cabrio: a tradição ainda é o que era

Por Francisco Mota 19 de Março, 2019
IMG_20190321_104827
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Novo Vídeo Targa 67: Teste do DS7 Crossback 1.5 BlueHDI 130

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Corolla_5_A
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Toyota Corolla Cross Hybrid: 1.8 melhor que 2.0?

Por Francisco Mota 9 de Novembro, 2023
Cross_38
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Toyota Corolla Cross Hybrid: Alvo em movimento

Por Francisco Mota 2 de Janeiro, 2023

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?