Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – KIA EV3: Com trunfos na manga
    1 de Outubro, 2025
    Primeiro Teste – KIA EV4: Se não gosta de SUV…
    30 de Setembro, 2025
    Primeiro Teste – KGM Musso EV: SUV disfarçado de pick-up
    19 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Vídeo – KIA EV3: Com trunfos na manga
    1 de Outubro, 2025
    Primeiro Teste – KIA EV4: Se não gosta de SUV…
    30 de Setembro, 2025
    Estratégia – VW aposta em 3 pequenos elétricos
    16 de Setembro, 2025
    Novidade – Kia EV4: Elétrico que não é SUV já tem preço
    15 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
Volvo Cars and Uber present production vehicle ready for self-driving
1
Sabia Que?

Volvo vai devolver uma semana de tempo livre aos clientes

Soul_1 (2)
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Kia e-Soul: O elétrico que quer ser diferente

P90094292-the-new-bmw-7-series-idrive-controller-ceramics-05-2012-2003px
Sabia Que?

Comandos rotativos melhores que táteis, mas ninguém quer saber

Sabia Que?

Novidade – Cupra Terramar “anfíbio”: Terra à vista!

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Estive Lá > Salão de Frankfurt: boicotado pelas marcas não alemãs?
Estive Lá

Salão de Frankfurt: boicotado pelas marcas não alemãs?

Francisco Mota
Última atualização: 7 de Setembro, 2019 22:28
Por Francisco Mota
PARTILHAR

[soliloquy id=”3566″]Nunca como este ano o Salão de Frankfurt vai ter tantas marcas em falta. Será um boicote aos organizadores alemães? Ou será por razões mais profundas?

Conteúdos
Quanto custa?Marcas em boicote?Poucas marcas presentesAlemães dão tudoMas quais vão ser as vedetas?Um inglês em FrankfurtHíbridos sem fimConclusão

 

O Salão Internacional de Frankfurt abre as portas dentro de três dias, com muitas marcas ausentes. Em vez de se contar as marcas que faltam, mais vale contar as que estão presentes. Será um boicote?…

É verdade que desde há muito que as marcas estrangeiras, que se têm deslocado a Frankfurt, se queixam de um tratamento desigual, em relação às marcas alemãs.

Piores locais de exposição, pavilhões menos promovidos, piores condições de exposição, são algumas das reclamações, a juntar ao problema de base: os custos de participação.

Quanto custa?

Dificilmente uma marca consegue ter uma presença, num espaço digno, gastando menos de um milhão de euros, contando com o aluguer do espaço e tudo o que é necessário para montar um “stand” que cumpra os requisitos mínimos.

“Com esse dinheiro, podemos fazer uma campanha publicitária de boa dimensão, com garantias de retorno que a participação no salão não pode dar” foi o que me disse um responsável de uma marca, para justificar a sua ausência. Mas gastar três ou quatro vezes mais é muito fácil.

A crise que já se instalou na indústria, também não ajuda. Especialistas afirmam que este ano se vão vender menos 5 milhões de carros que em 2018.

Marcas em boicote?

Dai a partir para a ideia de que as marcas estrangeiras estão a boicotar o salão de Frankfurt, parece-me um exagero. O que se passa é que a fórmula dos salões automóveis, enquanto eventos capazes de captar a atenção dos média generalistas, está estafada.

Poucas marcas querem arriscar um investimento que depois pode resultar em muito pouca projeção mediática.

Saber qual o modelo que os orgãos de comunicação vão preferir é sempre uma roleta. O mais certo é que seja um modelo de um construtor alemão.

Poucas marcas presentes

Olhando para a planta do salão de Frankfurt deste ano, é fácil perceber quem decidiu não ir. O Salão 2019 será sobretudo um evento centrado nos três grandes grupos alemães: Daimler, VW e BMW.

Se a ausência de marcas estrangeiras chega a ser chocante, para quem se habituou a gastar dois dias a percorrer o maior salão automóvel da Europa (como eu faço há trinta anos) a verdade é que as marcas alemãs parece terem feito um esforço suplementar para compensar a falta de novidades não alemãs. Pelo menos em termos de novidades.

Alemães dão tudo

Por exemplo a Audi, prepara pelo menos onze novidades, entre modelos de série e concept-cars. A BMW e a Mini tem anunciados, pelo menos, nove novos modelos e a Daimler, entre Mercedes-Benz e Smart, promete mostrar dez modelos novos. E tudo isto pode crescer, a confirmar-se mais alguma surpresa.

Mas quais vão ser as vedetas?

É mais que certo que o Volkswagen ID.3 vai ser a grande estrela do salão. A marca diz que é o terceiro carro fundamental da sua história, a seguir ao carocha e ao Golf.

Tendo em conta o investimento colossal e os objetivos de vendas que a VW tem para o ID, sou tentado a concordar. Mas preciso de o ver de perto e depois temos que ver como vai progredir a sua carreira comercial. Não tenho dúvidas que é o carro elétrico mais ambicioso de sempre.

A outra vedeta vai ser o Porsche Taycan, também um elétrico, também um produto do Grupo VW, mas colocado no outro extremo da oferta.

Uma super-berlina de grande luxo e desportividade, projetado para “destruir” o Tesla Model S. Só o futuro dirá se vai conseguir ultrapassar as vendas do Model S, mas não parece difícil.

Um inglês em Frankfurt

A única grande vedeta estrangeira vai ser o novo Land Rover Defender. Tenho quase a certeza que os incondicionais do modelo antigo não vão evitar as críticas: “já não é um verdadeiro Defender” dirão.

Duvido que não seja competente dentro e fora de estrada, espero para ver se o estilo inevitavelmente nostálgico resulta, e quanto tempo vai durar o seu apelo.

Tenho também curiosidade em comparar o Honda E e o Mini Cooper SE, dois elétricos “premium” que pretendem desviar o impulso de compra da racionalidade da autonomia para a exclusividade do conceito e da execução.

Híbridos sem fim

Vou também tentar contar quantos híbridos, de todas as espécies, estarão em exposição. Mas parece-me que não vou conseguir contar todos.

Quanto à Mercedes-Benz, que costuma trazer sempre uma surpresa a Frankfurt, vou de certeza ficar atento, para ver qual será a deste ano. Desconfio que o seu pavilhão, o melhor do certame, não andará apenas entre os eletrificados EQ e os super-potentes AMG.

Conclusão

Dentro de três dias já poderei dizer se a minha visita ao Salão Internacional de Frankfurt foi um total “flop” devido à ausência de marcas como a Alfa-Romeo, Alpine, Renault, Nissan, Toyota, Mitsubishi, Mazda, Lexus, Subaru, Ssangyong, Dacia, Peugeot, Citroën, DS, Volvo, Chevrolet, Cadillac, Rolls Royce, Aston Martin, Suzuki, Fiat, Chrysler, Jeep, Tesla e Infiniti. Ou se as marcas da casa vão conseguir salvar o dia e fazer o espetáculo continuar.

Clicar nas setas para percorrer a galeria de imagens

Ler também, seguindo o link:

https://www.motor24.pt/motores/antevisao-salao-de-frankfurt-todas-as-novidades-de-final-de-estacao/

TAGGED:BMWDefenderfeaturedFrankfurtIDLand RoverMercedesPorscheSalãoTaycanVW
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Jeep Avenger (6)
1
Estive Lá

Novidade – Jeep Avenger: tudo sobre o B-SUV elétrico incluindo preço

Por Francisco Mota 17 de Outubro, 2022
The All-new Renault Espace (5)
1
Sabia Que?

Novidade – Renault Espace: Virou SUV híbrido de sete lugares

Por Francisco Mota 3 de Abril, 2023
IMG_20181207_080050
1
Sabia Que?

Cruise control: pode ser perigoso?

Por Francisco Mota 19 de Dezembro, 2018
ElétricosEstive Lá

Novidade – Alpine A390: Contrariar as leis da física

Por Francisco Mota 4 de Junho, 2025
Chademo-combo2-iec-type-2-connectors-side-by-side
1
Crónica à 6ª

Carros “plug-in”: uma mentira à vista desarmada

Por Francisco Mota 1 de Março, 2019
5
1
Hoje Guiei Um...

Comparativo – GTI contra GTE: qual o melhor VW Golf desportivo?

Por Francisco Mota 11 de Maio, 2021

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?