
O salão de Bruxelas tem um histórico de feira de venda de automóveis. Um local onde os concessionários da região faziam alguns dos melhores negócios do ano. Nos últimos três anos tem vindo a transformar-se num salão para as marcas exporem as suas novidades. Francisco Mota visitou-o e concluiu que Bruxelas é a nova Genebra, para os salões de automóveis.

Aproveitando o downsizing dos salões de França e da Alemanha, os organizadores do salão de Bruxelas de 2026 anunciavam com indisfarçavel orgulho que o seu salão era o maior a nível internacional. Excluíndo os salões da China, mais virados para o mercado interno, pode até ser verdade.

Mas isso nem é o mais importante, o que realmente importa é que Bruxelas se tornou no novo Genebra. Um salão com área relativamente pequena, com as marcas relativamente concentradas a não exigir percorrer quilómetros para ver tudo.

Este ano teve a presença de quase todas as marcas a operar na Europa, numa subida de interesse notável face ao ano passado, quando as marcas chinesas dominaram. Este ano, parece que as marcas europeias decidiram defender o ser território. A Volvo foi das poucas que ficaram de fora, tal como as marcas de luxo, como a Ferrari, McLaren e Rolls-Royce. A Bentley e a Lamborghini tinham um modelo cada.

Em conversa com representantes de várias marcas percebi que havia de facto um renascer do interesse pelos salões automóveis, apesar de não ter visto grandes novidades em termos de expositores. Pelo contrário, e seguindo o hábito de Bruxelas, os stands das marcas eram relativamente simples e baratos, alguns eram os mesmos do ano passado. Reduzir o investimento para melhorar o retorno parece ter sido a ideia principal.

Bruxelas conseguiu ainda o enome feito de atrair algumas estreias mundias relevantes, com algumas marcas a mostrar pela primeira vez ao público modelos como o Citroën Elo concept-car, Ford Ranger restyling, Hyndai Staria EV, Kia EV2, versões GT dos KIA EV3, EV4 e EV5, Mazda CX6e, Mercedes-Benz GLB, Opel Astra restyling e Peugeot E-408 restyling. A estas ainda se juntavam algumas estreias europeias.

Havia muito para ver no que aos automóveis diz respeito e ainda foi feito um novo pavilhão para as motos, que também marcavam presença em grande quantidade e diversidade. A seguir, pode ficar com as imagens das principais novidades do Salão de Bruxelas 2026.





















































