Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – KIA EV3: Com trunfos na manga
    1 de Outubro, 2025
    Primeiro Teste – KIA EV4: Se não gosta de SUV…
    30 de Setembro, 2025
    Primeiro Teste – KGM Musso EV: SUV disfarçado de pick-up
    19 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Vídeo – KIA EV3: Com trunfos na manga
    1 de Outubro, 2025
    Primeiro Teste – KIA EV4: Se não gosta de SUV…
    30 de Setembro, 2025
    Estratégia – VW aposta em 3 pequenos elétricos
    16 de Setembro, 2025
    Novidade – Kia EV4: Elétrico que não é SUV já tem preço
    15 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
x2017-new-alpine-a110-and-renault-alpine-a110.jpg.pagespeed.ic.TLynaOrxiO
Crónica à 6ª

Alpine A110 está de volta. Terá sido uma boa ideia?…

Arkana_50
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Renault Arkana 1.3 TCe: será a melhor versão?

Targa 67 - Toyota Bz4x_Thumbnail - Cópia
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Teste Toyota bZ4X: a estreia nos elétricos

Ford
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Ford Mustang Mach-E GT: sem V8 mas com 487 cv!

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Estive Lá > Novo Corsa tem base Peugeot: será um verdadeiro Opel?
Estive Lá

Novo Corsa tem base Peugeot: será um verdadeiro Opel?

Francisco Mota
Última atualização: 10 de Junho, 2019 14:28
Por Francisco Mota
PARTILHAR

[soliloquy id=”2716″] Depois de a PSA comprar a Opel à GM, o Corsa é o primeiro grande lançamento da marca alemã. Usa a mesma plataforma e motores do novo Peugeot 208, mas será isso um problema?

Conteúdos
Continuidade no estilo OpelMelhor por dentroMotores PSACorsa-e igual a e-208Conclusão

 

Quando a PSA juntou a Opel à Peugeot, Citroën e DS no seu grupo, alguns disseram que a marca alemã iria perder personalidade. Com a apresentação do novo Corsa, essa questão começa agora a ter maneira de ser respondida de forma clara.

Antes do Corsa, já o CrosslandX e o GrandlandX tinham mostrado que era possível usar as bases dos Peugeot 2008 e 3008 para produzir modelos que não perderam a identidade Opel.

Mas com o Corsa é diferente. Desde que foi lançado o primeiro, em 1982, as sucessivas gerações do utilitário alemão venderam 13,6 milhões de unidades, sendo um dos mais vendidos modelos da marca e da Europa, com destaque para o Reino Unido, onde o Vauxhall Corsa esteve entre os mais vendidos até ao final da geração que agora termina.

Continuidade no estilo Opel

O novo Corsa aparece com um visual próximo ao dos mais recentes lançamentos da Opel e muito diferente do seu antecessor. Um estilo que sugere dimensões consideravelmente maiores, apesar de a fita métrica mostrar que as diferenças não são muito grandes.

A altura foi reduzida (48 mm), tal como a largura (1 mm), mas o comprimento cresceu (39 mm) e a distância entre-eixos também (20 mm).

São “truques” nos detalhes de estilo que criam essa impressão de maior volume, tais como traços que fazem a traseira parecer mais larga, ou vincos que sublinham o comprimento, na vista lateral. Resultando num carro que se posiciona bem melhor no segmento que o Corsa anterior.

A grelha dianteira tem um desenho próximo ao dos mais recentes Opel, como os SUV ou o Insignia, reforçado com os faróis com a “asa Opel” que já se conhecia de outros modelos.

Melhor por dentro

Por dentro, o Corsa também exibe alguns componentes PSA, como a alavanca da caixa automática ou o painel de instrumentos e o monitor central do infotainement. Mas o desenho geral do tablier é diferente e facilmente identificável como Opel, marcando presença o volante do Opel GrandlandX.

Ainda sem os ter experimentado, a Opel afirma que manteve no Corsa os bancos mais firmes que o habitual dos produtos PSA, pois isso trata-se de uma característica típica dos Opel, apreciada pelos seus clientes habituais.

A ergonomia parece estar bem resolvida, desde logo com a colocação dos comandos da climatização fora do sistema de infotainment, ficando assim ao alcance da mão, sem necessidade de desviar os olhos da estrada.

A Opel ainda não deu muitos detalhes do interior, mas é de esperar que a maior distância entre-eixos da plataforma CMP tenha melhorado o espaço nos lugares traseiros.

Motores PSA

Do lado dos motores, ainda não há informação oficial, mas a oferta será integralmente oriunda do banco de órgãos da PSA, começando com três versões do motor a gasolina de três cilindros 1.2 PureTech (75, 100 e 130 cv) e uma versão do motor Diesel 1.5 BlueHDI (100 cv), disponíveis com caixas de velocidades manuais de cinco ou seis relações e uma automática.

Claro que a grande novidade é a disponibilidade de uma versão 100% elétrica, o Corsa-e que foi o escolhido para as primeiras fotografias, também porque as diferenças para as versões com motor de combustão são mínimas, em termos de estilo.

Corsa-e igual a e-208

O Corsa-e partilha tudo com a versão elétrica dos já apresentados novos Peugeot e-208 e DS3 Crossback E-Tense. Emprega um motor elétrico de 136 cv, colocado à frente e movendo o eixo dianteiro através de uma caixa de relação única.

A bateria tem uma configuração em “H” e está disposta sob os dois bancos da frente, dentro do túnel central e sob o banco traseiro. Trata-se de um conjunto com módulos de iões de Lítio, com 50 kWh e anunciando uma autonomia WLTP de 330 km.

A Opel diz que o carregamento até 80% da capacidade se faz em 30 minutos, desde que usado um dos (ainda raros) carregadores rápidos de 100 kWh.

Numa tomada doméstica, uma carga completa demora 8h00 e numa “wallbox” de 11 kW a mesma tarefa faz-se em 5h15m. A Opel anunciou uma velocidade máxima limitada a 150 km/h, para poupar a bateria e aceleração 0-100 km/h em 8,1 segundos.

Há três modos de condução: Eco, Normal e Sport e também dois níveis de regeneração, D e B, o segundo mais intenso nas desacelerações e travagens.
O lançamento do Corsa está previsto para o Outono, mas a versão elétrica só chegará na primavera do próximo ano.

Conclusão

Ainda sem o ter guiado, as primeiras informações e impressões sobre a nova geração do Corsa mostram que a PSA soube utilizar os seus componentes de base, a plataforma e os motores, para criar um modelo que se diferencia totalmente dos produtos das outras marcas do grupo. O estilo, tanto exterior como interior, são fatores suficientes para manter a identidade do Corsa. Resta saber se o mesmo se poderá dizer em relação ao desempenho dinâmico.

TAGGED:208CorsaDSElétricosfeaturedGMOpelPSAutilitários
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

CX30_45
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Mazda CX-30 e-Skyactiv X: A teimosia japonesa

Por Francisco Mota 25 de Maio, 2022
Local
Sabia Que?

Manual do proprietário está a desaparecer

Por Francisco Mota 6 de Novembro, 2018
41
Sabia Que?The car of the year

Lista de candidatos ao Car Of The Year 2021 divulgada

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
b-P20_0124_a4_rgb
1
Sabia Que?

“911 elétrico?… Só por cima do meu cadáver!”

Por Francisco Mota 25 de Maio, 2020
Audi_98
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – VW ID.5: De volta à estratégia dos clones

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
FIESTA_5
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Ford Fiesta Active 1.0: Pronto para a selva urbana

Por Francisco Mota 9 de Agosto, 2022

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?