Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – KGM Musso EV: SUV disfarçado de pick-up
    19 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Estratégia – VW aposta em 3 pequenos elétricos
    16 de Setembro, 2025
    Novidade – Kia EV4: Elétrico que não é SUV já tem preço
    15 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
New Outlander PHEV Moonstone Grey_024LR
Hoje Guiei Um...

Primeiro Teste – Mitsubishi Outlander PHEV: O regresso

15191-GoodwoodFestivalofSpeed2023-SolusGT
1
Estive LáVídeos

Entrevista – McLaren Solus GT: Explicado pelo seu mentor

JOGGER_3
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Dacia Jogger Eco-G: Como poupar 50% a GPL

2
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Mazda CX-30: o segredo mal guardado dos C-SUV

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Estive Lá > Car Of The Year em teste: em qual aposta para vencer?…
Estive LáThe car of the year

Car Of The Year em teste: em qual aposta para vencer?…

Francisco Mota
Última atualização: 2 de Agosto, 2024 10:15
Por Francisco Mota 5 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”1807″]O Car Of The Year 2019 entrou na reta final. Os testes dos sete finalistas foram realizados esta semana, pelos 60 jurados oriundos de 23 países da Europa. Agora entrámos em período de reflexão até ao anúncio do resultado final, que terá lugar no dia 4 de Março, no Salão de Genebra.
É já uma tradição do júri do Car Of The Year, o evento de dois dias em que são feitos os últimos testes dos sete carros finalistas de cada ano, realizados no complexo de testes CERAM, perto de Paris. À disposição dos jornalistas especializados que compõem o júri, estiveram ontem e hoje a maioria das versões e motorizações dos sete modelos que foram eleitos para a lista dos sete finalistas. Por ordem alfabética, os finalistas deste ano são o Alpine A110, Citroën C5 Aircross, Ford Focus, Jaguar I-Pace, Kia Ceed, Mercedes-Benz Classe A e Peugeot 508.

Conteúdos
Muitas versões à escolhaDois dias de testeA história do Car Of The YearConclusão

Muitas versões à escolha

Todos os modelos que têm na sua gama mais do que uma variante de carroçaria estavam disponíveis para ensaiar, a começar pelo compacto de cinco porta e pela carrinha, no Ford Focus, bem como a versão Active, que fazia a sua estreia. Também a Kia tinha disponíveis o compacto de cinco portas, a carrinha e a nova “shooting brake” Proceed, bem como duas surpresas ainda em estado de protótipo e totalmente camuflados. Finalmente, a Peugeot levou ao circuito de Mortefontaine a berlina e a carrinha do 508.

Dois dias de teste

Durante dois dias, os jurados puderam assim tirar algumas dúvidas que ainda pudessem ter, em relação a estes sete finalistas, que já tinham ensaiado ao longo do ano.
O palco foi uma pista no centro de testes, que reproduz uma estrada secundária francesa, com duas faixas relativamente estreita. O propósito deste teste é conduzir os carros como se faria numa estrada pública, com a vantagem de, neste caso, nunca vir ninguém em sentido contrário, nem haver radares escondidos atrás das árvores. Mas também não existem escapatórias, por isso conduzir com moderação é aconselhado…

A história do Car Of The Year

O Car Of The Year é o prémio mais antigo da indústria automóvel, tendo nascido em 1964 através de uma iniciativa editorial lançada por sete revistas dos sete maiores mercados da Europa. O prémio foi sendo sucessivamente alargado a mais países, incluindo hoje 23 países europeus, entre os quais Portugal, que é representado por dois jurados, um dos quais tenho a grande honra de ser eu próprio.

As contas são fáceis de fazer, o difícil é fazer a distribuição dos pontos num ano em que os finalistas parecem tão equilibrados

A votação deste ano vai ser particularmente incerta no resultado. Cada membro do júri tem 25 pontos para distribuir por, pelo menos, cinco carros, tendo que pontuar um mais do que os outros e não podendo dar mais de dez pontos a nenhum. As contas são fáceis de fazer, o difícil é fazer a distribuição dos pontos num ano em que os finalistas parecem tão equilibrados.

Conclusão

Depois dos últimos testes dos finalistas, o júri entra em período de reflexão até exercer o seu dever de voto e depois o assunto fica entregue à matemática.
O vencedor é imprevisível, mas qual seria a sua opinião se fizesse parte do júri? Ganharia um desportivo, um familiar, um SUV ou um elétrico?… Qual seria o seu preferido para ganhar o Car Of The Year de 2019?

Clicar nas setas para ver a galeria de imagens

Ler Também: Agora é oficial: afinal o Diesel não está morto

 

TAGGED:AlpineCitroënfeaturedFordJaguarKiaMercedes-BenzPeugeot
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

1
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Skoda Octavia SW Scout 4×4: Agora só falta a neve…

Por Francisco Mota 12 de Maio, 2022
SUPERB_iV_COMBI_023-1920x1280
1
Sabia Que?

Skoda Superb iV: “plug-in” com 930 km de autonomia

Por Francisco Mota 29 de Outubro, 2020
C0217.MP4.18_54_17_12.Still001
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Kia EV6: Elétrico com ascendência italiana

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
5
1
Sabia Que?

Care by Volvo: o serviço que não lhe quer vender um carro

Por Francisco Mota 1 de Abril, 2020
4
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Jaguar I-Pace: o último sobrevivente da revolução elétrica

Por Francisco Mota 26 de Abril, 2021
BMW 120d
1
Sabia Que?

Embraiagem do seu BMW vibra? Já existe uma solução

Por Francisco Mota 28 de Julho, 2022

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?