Por baixo desta carroçaria espetacular está a nova geração do Opel Corsa. Não propriamente em termos técnicos, mas no estilo base. A parte difícil é imaginar o novo Corsa sem todos os alargamentos, asas, derivas e extratores aerodinâmicos. Reportagem de Francisco Mota.

O nome completo deste modelo radical é Opel Corsa GSE Vision Gran Turismo o que deixa de imediato saber duas coisas: que se trata de um exercício de estilo para “viver” no universo virtual do jogo Gran Turismo 7 da Playstation. E que a versão desportiva do futuro Opel Corsa vai usar a sigla GSE, que a Opel reciclou do seu passado e já é usada em alguns modelos atuais da sua gama.

Apresentado em Munique
Para esse ambiente não é de estranhar que o estilo seja levado até ao limite do minimamente credível, com guarda-lamas muito alargados, entradas e saídas de ar enormes, uma gigante asa traseira e detalhes aerodinâmicos um pouco por toda a carroçaria. Ao contrário de outras marcas que entraram neste programa Vision Gran Turismo durante os últimos doze anos, a Opel decidiu fazer mesmo uma maqueta à escala real do Corsa GSE Gran Turismo, que foi estreada no salão de Munique e também já passou por Portugal.

Cores oficiais
Utilizando as cores históricas do departamente desportivo da Opel – amarelo, preto e branco – o Corsa GSE Gran Turismo tem uma aparência ainda mais impressionante ao vivo do que em foto. Mas largo, com rodas maiores, mais baixo, uma postura mais agarrada ao chão que resulta quase realizável. Mas não é hábito da Stellantis enveredar por caminhos exuberantes como o de passar esta maquete a veículo funcional.

O aos 100 Km/h em 2 segundos
Neste plano virtual tudo é possível, por isso a Opel não tem problemas em anunciar que o modelo para a Playstation terá dois motores elétricos, um por eixo, perfazendo uma potência total de 800 cv, com 800 Nm de binário máximo, distribuído pelas quatro rodas, como é lógico. Segundo os cálculos da Opel, isto seria suficiente para fazer acelerar este Corsa dos 0 aos 100 Km/h em 2,0 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 320 Km/h. Tudo em teoria, nada disto foi realmente testado.

O interior mistura o minimalismo, com a total digitalização do tablier, com um ambiente desportivo, onde cabe um tipo de banco radical. O volante é praticamente um retângulo com os vértices arredondados, também aqui prefigurando o que poderá aparecer na versão de estrada do novo Corsa. Nesta versão estática não falta uma “gaiola” de proteção completa e alguns outros dispositivos geralmente vistos nos carros de competição.

Aos comandos
A posição de condução é o mais baixa possível e o condutor tem à sua disposição um modo “boost” que adiciona 59 KW/80 cv durante um máximo de quatro segundos, facilitando as ultrapassagens no mundo virtual. No mundo real, algo semelhante a isto poderá facilmente ser replicado. Depois de gasta esta energia suplementar, a regeneração demora 80 segundo a fazer a sua reposição e o “boost” fica de novo ativo, coisas de jogos de vídeo…

Não foram ainda anunciados muitas outras características técnicas, a não ser a capacidade da bateria que é de 82 KWh neste “concept-car” e o peso de 1170 Kg. A autonomia não foi declarada mas o peso baixo faz presumir que a estrutura e carroçaria deverão ter uma elevada percentagem de materiais leves como a fibra de carbono, algo que certamente não terá utilização no Corsa real.

A próxima geração do Corsa será a sétima de um modelo que foi lançado em 2019 e recebeu um resyling que lhe deu a grelha negra “vizor”. A julgar pelas formas deste Corsa GSE Vision Gran Turismo, a próxima geração, que deverá estar no mercado durante o próximo ano, terá um aspeto evolutivo face ao modelo atual, mantendo o friso a meio do capót que a marca designa como “compass” ou bússola.
Conclusão
A primeira geração do Corsa foi apresentada em 1982, levando a Opel para o segmento B pela primeira vez. O modelo tem sido consistentemente um dos mais vendidos do seu segmento, em vários mercados europeus, nomeadamente na Alemanha e no Reino Unido, aqui através da marca Vauxhall, onde já foi por várias vezes o automóvel mais vendido na Grã-Bretanha.
Ler também, seguindo o link: Teste – Opel Corsa E GS: Sucesso escondido
