O próximo lançamento da KIA não é mais um SUV elétrico. A notícia é que o EV4 terá duas carroçarias, ambas berlina, uma de cinco e outra de quatro portas. Um regresso ao passado na era elétrica? Francisco Mota explica tudo e revela os preços.
Os construtores habituaram os compradores a dar mais dinheiro por um SUV do que pela berlina equivalente. Na verdade, esta sempre foi a motivação para o crescimento dos SUV. Com base na mesma plataforma e a maioria dos componentes mais importantes é possível fazer um SUV que o comprador está disposto a pagar mais caro, por uma diferença maior do que a existente no custo de produção.

O que acontecia nas versões a combustão, passou para os elétricos, com a vantagem técnica de que a uma versão elétrica, a maior altura de um SUV serve perfeitamente para melhor alojar a bateria. Contudo, aqui entra uma variável objetiva e outra subjetiva. A primeira é a aerodinâmica, particularmente importante num elétrico. Quanto menor for a altura e a largura da frente, melhor é a aerodinâmica, menor é o consumo e maior é a autonomia. Na largura não é fácil mexer quando se tem uma plataforma que tem de servir a modelos de vários segmentos, mas na altura isso é possível e desejável.
Procura por não-SUVs

A variável subjetiva já se esperava por ela, mais dia menos dia. Com o acumular de SUV nas estradas, alguns compradores começam a procurar carroçarias diferentes, as mais tradicionais berlinas, seja de quatro ou cinco portas, os hatchbacks. É nisto que a KIA aposta ao lançar a dupla EV4 Fastback e EV4 Hatchback. Com o segundo a ser claramente o mais direcionado ao cliente europeu. Estará disponível em versão Drive (bateria de 58,3 KWh, por 41 500€), em versão Tech (bateria de 81,4 KWh, por 46 000€) e versão GT- Line (bateria de 81,4 KWh e preço de 48 500€). Quanto ao KIA EV4 Fastback (só bateria de 81,4 KWh) custa 50 100€ na única versão GT-Line. Todas estas versões têm tração às rodas dianteiras, mas a tração às quatro poderá estar disponível mais tarde.
Chega no fim do ano

A chegada do KIA EV4 ao nosso mercado está prevista para o quarto trimestre de 2025 e completará a oferta da KIA no segmento C convencional. A marca passa assim a estar presente nos principais segmentos de mercado para os veículos elétricos, neste momento. Até ao final do ano ainda vão chegar o EV5 e o PV5.
Duas carroçarias

Quanto ao EV4, trata-se do primeiro modelo elétrico da KIA especificamente projetado e construído na Europa. Partilha a mesma plataforma com o EV3 e os principais componentes mecânicos, além da tecnologia ao nível do habitáculo. No entanto, a afinação das suspensões e a calibaração dos motores elétricos e do sistema de regeneração na desaceleração são diferentes e de acordo com os gostos europeus.

Conclusão
Neste primeiro contato estático ficou claro que o espaço na segunda fila é um forte argumento, bem como o aspeto do painel de instrumentos e ecrã central tátil integrados numa só peça. Destaque também para uma boa posição de condução e para a facilidade de utilização dos porta-objetos na consola central.
Quanto às primeiras impressões de condução, posso dizer que estão para breve…
Ler também seguindo o link:Teste – Kia EV3: Trunfo na manga