Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – KIA EV3: Com trunfos na manga
    1 de Outubro, 2025
    Primeiro Teste – KIA EV4: Se não gosta de SUV…
    30 de Setembro, 2025
    Primeiro Teste – KGM Musso EV: SUV disfarçado de pick-up
    19 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Vídeo – KIA EV3: Com trunfos na manga
    1 de Outubro, 2025
    Primeiro Teste – KIA EV4: Se não gosta de SUV…
    30 de Setembro, 2025
    Estratégia – VW aposta em 3 pequenos elétricos
    16 de Setembro, 2025
    Novidade – Kia EV4: Elétrico que não é SUV já tem preço
    15 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
NissanElectrifiedEvent_Group3_170322_30
1
Estive Lá

Primeiro teste – Nissan Ariya: O super-Qashqai elétrico

LR_DEF_20MY_NAMIBIA_ROCKY_250320_23
1
Sabia Que?

Novo Defender: à espera do híbrido para baixar dos 80 000 euros

IMG_20200813_183710
1
Hoje Guiei Um...

Teste – VW T-Roc Cabrio: um SUV descapotável faz sentido?

1
1
Estive Lá

No dia em que fiz uma corrida de… Ford Transit!

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Elétricos > Novidade – Kia EV4: Elétrico que não é SUV já tem preço
ElétricosSabia Que?

Novidade – Kia EV4: Elétrico que não é SUV já tem preço

KIA EV4 com duas carroçarias berlina de 4 e 5 portas

Francisco Mota
Última atualização: 15 de Setembro, 2025 17:12
Por Francisco Mota
PARTILHAR
Highlights
  • EV4 leva a KIA de volta às carroçarias berlina de 4 portas Fastback e 5 portas Hatchback

O próximo lançamento da KIA não é mais um SUV elétrico. A notícia é que o EV4 terá duas carroçarias, ambas berlina, uma de cinco e outra de quatro portas. Um regresso ao passado na era elétrica? Francisco Mota explica tudo e revela os preços.

Conteúdos
Procura por não-SUVsChega no fim do anoDuas carroçariasConclusão

Os construtores habituaram os compradores a dar mais dinheiro por um SUV do que pela berlina equivalente. Na verdade, esta sempre foi a motivação para o crescimento dos SUV. Com base na mesma plataforma e a maioria dos componentes mais importantes é possível fazer um SUV que o comprador está disposto a pagar mais caro, por uma diferença maior do que a existente no custo de produção.

O que acontecia nas versões a combustão, passou para os elétricos, com a vantagem técnica de que a uma versão elétrica, a maior altura de um SUV serve perfeitamente para melhor alojar a bateria. Contudo, aqui entra uma variável objetiva e outra subjetiva. A primeira é a aerodinâmica, particularmente importante num elétrico. Quanto menor for a altura e a largura da frente, melhor é a aerodinâmica, menor é o consumo e maior é a autonomia. Na largura não é fácil mexer quando se tem uma plataforma que tem de servir a modelos de vários segmentos, mas na altura isso é possível e desejável.

Procura por não-SUVs

A variável subjetiva já se esperava por ela, mais dia menos dia. Com o acumular de SUV nas estradas, alguns compradores começam a procurar carroçarias diferentes, as mais tradicionais berlinas, seja de quatro ou cinco portas, os hatchbacks. É nisto que a KIA aposta ao lançar a dupla EV4 Fastback e EV4 Hatchback. Com o segundo a ser claramente o mais direcionado ao cliente europeu. Estará disponível em versão Drive (bateria de 58,3 KWh, por 41 500€), em versão Tech  (bateria de 81,4 KWh, por 46 000€) e versão GT- Line (bateria de 81,4 KWh e preço de 48 500€). Quanto ao KIA EV4 Fastback (só bateria de 81,4 KWh) custa 50 100€ na única versão GT-Line. Todas estas versões têm tração às rodas dianteiras, mas a tração às quatro poderá estar disponível mais tarde.

Chega no fim do ano

A chegada do KIA EV4 ao nosso mercado está prevista para o quarto trimestre de 2025 e completará a oferta da KIA no segmento C convencional. A marca passa assim a estar presente nos principais segmentos de mercado para os veículos elétricos, neste momento. Até ao final do ano ainda vão chegar o EV5 e o PV5.

Duas carroçarias

Quanto ao EV4, trata-se do primeiro modelo elétrico da KIA especificamente projetado e construído na Europa. Partilha a mesma plataforma com o EV3 e os principais componentes mecânicos, além da tecnologia ao nível do habitáculo. No entanto, a afinação das suspensões e a calibaração dos motores elétricos e do sistema de regeneração na desaceleração são diferentes e de acordo com os gostos europeus.

Conclusão

Neste primeiro contato estático ficou claro que o espaço na segunda fila é um forte argumento, bem como o aspeto do painel de instrumentos e ecrã central tátil integrados numa só peça. Destaque também para uma boa posição de condução e para a facilidade de utilização dos porta-objetos na consola central.

Quanto às primeiras impressões de condução, posso dizer que estão para breve…

Ler também seguindo o link:Teste – Kia EV3: Trunfo na manga

TAGGED:KiaKia EV2Kia EV3Kia EV4Kia EV6Kia EV9
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
Deixe o seu comentário Deixe o seu comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

20241014_083416
Estive Lá

Salão de Paris – O renascimento dos salões?

Por Francisco Mota 18 de Outubro, 2024
ID_1
1
ElétricosHoje Guiei Um...

Teste – Volkswagen ID. 5 GTX: Será este o GTI dos elétricos?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
092-1
1
Sabia Que?

Lotus Elise: faz hoje 25 anos que revolucionou os desportivos

Por Francisco Mota 12 de Setembro, 2020
Volvo XC90 T8 - model year 2017
1
Sabia Que?Vídeos

Como a Volvo passa na regra 50/50 que penaliza “plug-in”

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
IMG_20181029_080425
Sabia Que?

Spoilers: têm algum efeito ou são só para enfeitar?

Por Francisco Mota 31 de Outubro, 2018
2062793-8wynj8fkba
1
Sabia Que?

Saiba como funciona um híbrido “plug-in” em 5 passos simples

Por Francisco Mota 26 de Setembro, 2019

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?