Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – KGM Musso EV: SUV disfarçado de pick-up
    19 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Estratégia – VW aposta em 3 pequenos elétricos
    16 de Setembro, 2025
    Novidade – Kia EV4: Elétrico que não é SUV já tem preço
    15 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
26_Maserati_Trofeo_collection
1
Sabia Que?

Maserati Trofeo: flechas tricolores ganham V8 Ferrari de 580 cv

6
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Abarth F595 C: O escorpião volta a atacar!

coty_logo_2025_candidate
The car of the year

The Car Of The Year 2025 – Há 42 candidatos

Kauai
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Hyundai Kauai HEV: Segunda geração mais ambiciosa

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – Toyota estreia-se finalmente nos elétricos com SUV bz4X
Crónica à 6ªVídeos

Crónica – Toyota estreia-se finalmente nos elétricos com SUV bz4X

Francisco Mota
Última atualização: 2 de Agosto, 2024 9:31
Por Francisco Mota 7 Min leitura
PARTILHAR

30/04/2021. Apontada por muitos como atrasada na entrada nos carros elétricos, a Toyota mostrou o seu primeiro EV que estará à venda em 2022. É o primeiro de muitos, a provar que a marca líder de vendas mundial tem o seu próprio calendário para a transição.

Conteúdos
Experiência na eletrificaçãoQuinze elétricos até 2025Um SUV para começarMais de 500 km de autonomiaAo estilo do RAV4Volante de aviãoConclusão

 

A “urgência” que muitos pensam existir na entrada no mercado dos carros elétricos nunca foi partilhada pela Toyota. Talvez porque a marca entrou na eletrificação em grande escala já há muito tempo.

Enquanto outras marcas ainda andavam a aperfeiçoar os seus motores Diesel, já a Toyota colocava no mercado a primeira geração do Prius, o primeiro híbrido elétrico de produção em massa.

Até hoje, a Toyota já vendeu mais de 17 milhões de veículos eletrificados – híbridos e “plug-in” – um número não igualado por qualquer outro construtor.

Com esta dedicação à eletrificação, a Toyota conseguiu, de acordo com as suas contas, evitar que os seus carros emitissem 140 milhões de toneladas de CO2 para a atmosfera, coisa de que nenhuma marca fabricante de modelos puramente elétricos se pode gabar.

Experiência na eletrificação

Em vez de brincar às percentagens, a Toyota apostou nos valores absolutos e os resultados estão à vista. Só para dar um exemplo acerca da evolução das emissões na oferta de carros novos da Toyota, as emissões da sua gama de modelos desceram 22%, entre 2010 e 2019.

É esta experiência na eletrificação que deu à Toyota uma visão global do problema das emissões e que lhe permitiu escolher o melhor momento para começar a comercializar modelos 100% elétricos.

Quem pensar que o gigante japonês estava atrasado, por uma qualquer questão de falta de visão ou de incapacidade técnica, está redondamente enganado. A Toyota já fez mais pela diminuição das emissões de CO2 do que qualquer outro construtor de automóveis.

Quinze elétricos até 2025

Mas agora, chegou o tempo de entrar finalmente nos EV, com a Toyota a mostrar o seu primeiro automóvel elétrico, o bz4X, um nome de código de um modelo que se apresenta como um “concept-car” mas que, segundo as minhas fontes na marca, está muito próximo do produto final.

O nome definitivo do modelo ainda não foi revelado, mas o código tem significado. As letras “bz” são as iniciais da estratégia de eletrificação da marca, “Beyond Zero” que prevê o lançamento de 15 modelos puramente elétricos até 2025.

Sete destes modelos vão ser feitos sobre a nova arquitetura elétrica e-TNGA, que a Toyota partilha com a Subaru.

Um SUV para começar

Trata-se de uma plataforma com as qualidades necessárias a modelos elétricos, como a grande distância entre-eixos, para poder acolher a bateria sob o habitáculo.

Como efeito secundário, tem um amplo espaço para pernas nos lugares da segunda fila de bancos. A Toyota diz que o bz4X tem tanto espaço como um Lexus LS.

Sem surpresa, as letras “4X” querem dizer que o primeiro elétrico da Toyota terá tração às quatro rodas. Para isso, usa a solução que se está a tornar comum nos BEV: um motor elétrico em cada eixo.

Esta opção combina na perfeição com o visual “off-road” do modelo e acrescenta segurança em condições de piso invernoso, mais do que ir à procura de grandes aptidões para condução fora de estrada.

Mais de 500 km de autonomia

Acerca da autonomia, como seria de esperar, oficialmente a Toyota ainda não dá detalhes, mas uma fonte da marca garante que terá “eficiência referencial e autonomia muito competitiva.”

Considerando a excelente autonomia que a Toyota conseguiu com o recém-lançado RAV4 PHEV, que já tive ocasião de testar e que pode ver neste vídeo:

Vídeo – Toyota RAV4 Plug-in: qual a autonomia real?

é de esperar que o bz4X seja melhor do que o seu rival direto da VW, o ID.4, ou seja mais de 500 km de autonomia.

Um detalhe interessante é a colocação de um painel solar no tejadilho, para ajudar a carregar a bateria, uma tecnologia que a Toyota já usou no Prius “Plug-in”.

Ao estilo do RAV4

O estilo é muito influenciado pelo do RAV4, o que não surpreende, pois o modelo da Toyota é “só” o SUV mais vendido do mundo. Mas há detalhes diferentes, como a substituição da grelha dianteira por um friso, atrás do qual se escondem os sensores para as ajudas eletrónicas à condução.

Por dentro, o destaque vai para um ecrã tátil central de dimensões muito superiores ao habitual na Toyota e colocado em posição mais próxima do condutor, sendo mantido um pequeno painel de instrumentos, visível por cima do volante, ao estilo dos Peugeot.

Volante de avião

O volante deste “concept-car” foi reduzido ao mínimo, mais parecendo a “manche” de um avião. Mas não é só por uma questão de estilo.

A direção é elétrica “by-wire”, portanto sem coluna de direção entre o volante e a caixa de pinhão e cremalheira, que é atuada por um motor elétrico. A Toyota garante que este volante vai chegar à produção, em alguns países.

Conclusão

Em vez de criar um estilo completamente distinto da sua atual gama de modelos, para a oferta de carros elétricos, como fez a VW e a sua família I.D, a Toyota parece querer integrar os seus elétricos na atual gama de modelos híbridos, sugerindo assim uma transferência progressiva. É uma estratégia típica da Toyota, que não gosta de atitudes ou produtos radicais e que se tem dado muito bem com isso ao longo das décadas.

Francisco Mota

Ler também seguindo este LINK:

Crónica – Toyota e os elétricos: agora sim, é a altura certa

TAGGED:BEVEVfeaturedPriusToyotaToyota elétricoToyota HEV
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

IMG_20200304_140530
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Hyundai Santa Fe: ideal para famílias numerosas

Por Francisco Mota 17 de Novembro, 2020
Nuova-C3 (19)
1
ElétricosSabia Que?

Novidade – Citroën Ë-C3: O utilitário elétrico mais barato

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
1
1
Estive Lá

No dia em que fiz uma corrida de… Ford Transit!

Por Francisco Mota 7 de Julho, 2019
Small-21079-MaseratiGranTurismoFolgoreCopperGlance
1
ElétricosEstive Lá

Novidade – Maserati Folgore: GT e Grecale elétricos já têm preço

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
8BEB3710-2018-4809-BD19-42A58B8C71FE_01
1
Crónica à 6ª

Crónica: Como a Covid-19 dá vida nova a um construtor

Por Francisco Mota 27 de Abril, 2020
img_900x560$2017_03_06_07_17_00_304667
Crónica à 6ª

Crónica – Tavares & Bezos: um pacto com o diabo?

Por Francisco Mota 8 de Janeiro, 2022

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?