Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – KIA EV4: Se não gosta de SUV…
    30 de Setembro, 2025
    Primeiro Teste – KGM Musso EV: SUV disfarçado de pick-up
    19 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – KIA EV4: Se não gosta de SUV…
    30 de Setembro, 2025
    Estratégia – VW aposta em 3 pequenos elétricos
    16 de Setembro, 2025
    Novidade – Kia EV4: Elétrico que não é SUV já tem preço
    15 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
2023 Prius PHEV DPL 025
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Toyota Prius PHEV: A quinta revolução

524157
1
Crónica à 6ª

Quando o Porto era campeão dos Lamborghini

IMG_20180914_132026
1
Estive Lá

Conhece as quatro gerações do Toyota Supra? Aqui estão elas.

093_wireless_car_charging (1)
1
Sabia Que?Vídeos

Elétricos: carregamento sem cabos, por que está atrasado?

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica: Covid-19: indústria automóvel lidera “esforço de guerra”
Crónica à 6ª

Crónica: Covid-19: indústria automóvel lidera “esforço de guerra”

Francisco Mota
Última atualização: 21 de Março, 2020 20:35
Por Francisco Mota 6 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”5280″]21/03/2020: Nos livros de história da indústria automóvel, sempre olhei para o episódio da participação no esforço de guerra durante a segunda grande guerra como algo de verdadeiramente impressionante. A história repete-se.

Conteúdos
A “bagagem” de fazer carrosO esforço de guerraDos carros aos ventiladoresEuropa vai à frenteGrupo VW não está sozinhoConclusão

 

De um dia para o outro, uma marca que fabricava automóveis, passava a fabricar carros de combate ou armas ou o que fosse preciso. E isso aconteceu um pouco por toda a Europa.

A capacidade de adaptação da indústria automóvel a novas exigências, por vezes completamente inesperadas, já vem de longe.

A dinâmica desta indústria não tem paralelo noutras áreas “pesadas”. O ambiente de numerosa e fortíssima concorrência em que opera, obriga todos os atores a ter uma atitude pro-ativa e inventiva.

Conseguir propor um produto mais competitivo do que as outras marcas suas concorrentes faz parte do seu dia-a-dia.

A “bagagem” de fazer carros

Para isso, é preciso imaginação na conceção e destreza na fabricação. Mas não só. É preciso também obedecer a um caderno de encargos, ou seja, atingir os objetivos cumprindo escrupulosamente os orçamentos.

É preciso poder negocial para conseguir “espremer” os fornecedores, não só em termos de preços como de qualidade e inovação.

Colocá-los em competição uns contra os outros é algo que só os grupos muito grandes conseguem provocar e daí tirar proveitos.

Depois, é preciso a agilidade de um felino para navegar num mar de burocracias e fazer a logística parecer fácil.

Fazer um carro num continente e vendê-lo noutro, a milhares de quilómetros de distância, sem atrasos, sem danos na mercadoria despachada e sem enganos na especificação que o cliente escolheu. Nenhuma outra indústria tem esta agilidade.

O esforço de guerra

Por isso não espanta que seja precisamente a indústria automóvel a liderar mais uma vez a participação no esforço de guerra por que passa o planeta neste momento.

Agora a guerra (sem aspas) é contra o Covid-19 e as armas de que os hospitais precisam são ventiladores, para assistir os doentes em estado grave.

Para quem está habituado a fabricar produtos com mais de cinco mil peças, oriundas dos fornecedores mais diversos, fabricar um mero ventilador de hospital é um desafio fácil.

Fácil para esta indústria, claro. As grande marcas já deram o exemplo e já estão em campo a preparar-se para ocupar o espaço e os trabalhadores que pararam a produção automóvel devido à pandemia.

Dos carros aos ventiladores

Em vez de carros, das linhas de montagem vão sair ventiladores, e rapidamente, que o vírus não dá tréguas.

A americana General Motors já se juntou à Ventec, a maior produtora deste tipo de equipamento, para aprender como se fabricam ventiladores e arrancar o mais rapidamente possível.

A Ford Motor Company acompanhou o processo e até a Tesla também já encara essa hipótese.

Talvez os americanos tenham acordado tarde para a dimensão da pandemia, mas sabemos como se conseguem mobilizar rapidamente e combater qualquer inimigo da maneira mais mortífera que se possa imaginar. Este caso não será exceção, estou convencido.

Europa vai à frente

Na Europa, também já se trabalha a todo o vapor para produzir ventiladores. A Volkswagen disponibilizou o seu parque de 125 sofisticadas impressoras 3D para começar a fabricar ventiladores o mais depressa possível.

A experiência da marca nesta área já vem de longe e passa pela fábrica Autoeuropa de Portugal, que usa este método para fabricação de ferramentas necessárias à montagem dos seus carros.

A VW já tem uma “task-force” a trabalhar 24 horas por dia com empresas do setor para definir um caderno de encargos e produzir os “blueprints” do primeiro protótipo, necessários para começar a fabricar.

A Skoda vai participar com as suas ágeis fábricas neste projeto, a Bentley já pediu para ser envolvida também e a Porsche vai a fundo na área da ajuda humanitária.

Grupo VW não está sozinho

Como sempre, o Grupo VW não brinca em serviço, sendo acompanhada pela BMW, que já disponibilizou o seu “know-how” também na área das impressoras 3D.

Em Itália, onde a situação é muito grave, a FCA e a Ferrari já estão a trabalhar com a Siare, o fabricante local especializado em ventiladores, para começar a sua produção com urgência.

Também no Reino Unido a Nissan se uniu à McLaren para o desenvolvimento ultra-rápido de um inovador protótipo de ventilador de emergência, que já está em fase de testes.

Conclusão

Ao apelo dos vários governos nacionais, os construtores de automóveis responderam “presente!” e empenharam-se na fabricação das “armas” de que os soldados da saúde mais necessitam, nos seus violentos cenários de guerra. A história repete-se, com outros atores, outros instrumentos mas a mesma vontade de combate.

Francisco Mota

Para percorrer a galeria de imagens, clicar nas setas

Ler também seguindo o LINK:

Crónica: como o Covid-19 está a afetar a indústria automóvel

 

TAGGED:BMWCovid19FCAfeaturedFerrariFiatFordGMMcLarenNissanTeslaVW
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Dacia_Sandero(2)
1
Sabia Que?

Novo Dacia Sandero: mais moderno mas vai continuar barato

Por Francisco Mota 7 de Setembro, 2020
Supra 2019 Red_8
1
Estive LáVídeos

A fundo em Jarama com o Toyota GR Supra: veja o vídeo

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
TGR WEC 6h Portimão 16 abr 2023 3
1
Estive Lá

WEC 6h Portimão: Nos bastidores da Toyota e Peugeot

Por Francisco Mota 18 de Abril, 2023
28
Crónica à 6ª

Crónica – Inquérito revela a marca mais fiável, adivinhe qual é

Por Francisco Mota 28 de Outubro, 2022
Targa 67 - Volvo XC40 Recharge - Thumbnail_4
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – XC40 Recharge: até onde vai o primeiro Volvo elétrico

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
Small-21079-MaseratiGranTurismoFolgoreCopperGlance
1
ElétricosEstive Lá

Novidade – Maserati Folgore: GT e Grecale elétricos já têm preço

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?