Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Vídeo – KIA EV3: Com trunfos na manga
    1 de Outubro, 2025
    Primeiro Teste – KIA EV4: Se não gosta de SUV…
    30 de Setembro, 2025
    Primeiro Teste – KGM Musso EV: SUV disfarçado de pick-up
    19 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Vídeo – KIA EV3: Com trunfos na manga
    1 de Outubro, 2025
    Primeiro Teste – KIA EV4: Se não gosta de SUV…
    30 de Setembro, 2025
    Estratégia – VW aposta em 3 pequenos elétricos
    16 de Setembro, 2025
    Novidade – Kia EV4: Elétrico que não é SUV já tem preço
    15 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
IMG_20190915_122953
1
Hoje Guiei Um...

Teste Range Rover Evoque D240 S: evolução impossível?…

8
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Peugeot 508 PSE SW: é “plug-in” e tem 360 cv, só que…

Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!

Open
Sabia Que?

Parabéns! – SEAT Ibiza entra nos 40

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Estive Lá > Novo Mazda 3: os gloriosos malucos das máquinas “roladoras”
Estive Lá

Novo Mazda 3: os gloriosos malucos das máquinas “roladoras”

Francisco Mota
Última atualização: 14 de Março, 2019 10:41
Por Francisco Mota 9 Min leitura
PARTILHAR

[soliloquy id=”1925″]Todos dizem que o Diesel tem os dias contados, mas a Mazda continua a desenvolver os motores a gasóleo. Todos usam turbos nos motores a gasolina, mas a Mazda usa cilindrada mais alta. São “malucos” ou viram alguma coisa que os outros ignoram?…

Conteúdos
Objetivo: 500 vendasMelhor qualidadePrimeiro o gasolinaDepois o DieselConclusão

Mais uma marca que decidiu fazer o lançamento de um novo modelo em Portugal, convidando jornalistas de toda a Europa para virem a Sintra conhecer o novo Mazda 3. É sempre um bom sinal, que se vem tornando comum, mas que vale a pena sublinhar.
A Mazda desde sempre procurou o seu caminho, muitas vezes divergente da maioria, sobretudo no que às soluções técnicas diz respeito. Já vem do tempo dos motores Wankel, que a marca de Hiroshima manteve em produção durante muito mais tempo do que qualquer outro construtor e que, volta e meia, deixa fazer saber que ainda não desistiu de o voltar a usar.

A Mazda acha que continua a haver lugar para fazer algumas coisas de maneira diferente das outras

O Mazda 3 não é carro onde se esperem grandes revoluções, pois destina-se ao maior segmento da Europa, aquele que mais vende e onde as necessidades dos clientes são as mais variadas. Um familiar compacto é muitas vezes o único carro da casa e tem que servir para tudo, do dia-a-dia até às férias. Mas a Mazda acha que continua a haver lugar para fazer algumas coisas de maneira diferente das outras marcas.

Objetivo: 500 vendas

O Mazda 3 nasceu em 2003 e, em Portugal, teve o seu melhor ano de vendas em 2017, com mais de 500 unidades entregues, o número que continua a ser o alvo para o novo modelo, que está disponível em “hatchback”, de cinco portas ou berlina, de três volumes.
A plataforma é nova, mais rígida e mais leve que a anterior, dotada de melhor isolamento acústico, tanto dos ruídos do motor como dos aerodinâmicos. A carroçaria segue a linha de estilo Kodo, assente na simplificação das superfícies e num pilar traseiro muito mais inclinado e largo, que faz ganhar no desenho, o que faz perder em visibilidade para trás.
Não se pode dizer que seja o carro mais apelativo do segmento, mas faz um esforço nesse sentido e, pelo menos, tem a sua personalidade, algo de que nem todos os rivais se podem gabar. Jantes grandes são fundamentais para o 3 agradar à vista.

Melhor qualidade

Por dentro, a simplicidade das formas e das superfícies talvez tenha ido um pouco longe demais: não existem detalhes onde os olhos se fixem… O monitor central de 8,8” é mais largo que alto, para não implicar com a visibilidade, que é boa, para diante. E não é um monitor tátil. Mais uma vez em contra-corrente, a Mazda continua a considerar que é melhor ter um comando rotativo ao lado da alavanca da caixa, para navegar nos menus, em vez de o condutor ter que inclinar o corpo para diante e tocar num monitor. Eu não podia concordar mais com isto!

A qualidade dos materiais subiu mais um pouco, com muitos deles macios e de bom toque, mas não ganham destaque pela exagerada simplicidade das formas.
Ao volante, a posição de condução é muito boa, com os novos bancos a dar conforto e sustentação, volante com excelente pega e regulações suficientes para cada condutor chegar à sua posição preferida. O painel de instrumentos digital de 7” podia ter um aspeto mais moderno, contudo.

Como familiar, o Mazda 3 cumpre, sem espantar. Os lugares da frente são amplos, mas atrás o espaço é apenas suficiente, com o formato alto dos pilares traseiros a causar um pouco de claustrofobia. A mala tem 358 litros, o que não é muitíssimo.
Estavam duas versões disponíveis para testar, o Diesel Skyactiv-D 1.8 e o motor a gasolina Skyactiv-G 2.0. Mais tarde, chega o Skyactiv-X, um inovador motor a gasolina que usa ignição por compressão e faísca, ao estilo dos Diesel e que promete juntar o melhor de cada tipo de motor.

Primeiro o gasolina

O primeiro a testar foi o Skyactiv-G 2.0, um motor de quatro cilindros e injeção direta mas sem turbocompressor, por isso os 213 Nm de binário máximo só aparecem às 4000 rpm. Tem associado um sistema semi-híbrido que usa um motor de arranque/alternador integrado, capaz de dar uma ajuda ao motor a gasolina nos arranques e nas passagens de caixa. Mas não substitui a força de um turbo a baixos regimes.

O ruído do motor é muito baixo, provando que o trabalho de insonorização foi bem feito, a resposta ao acelerador é suave e progressiva, mas lenta para os padrões atuais. Em situações de baixa carga, desativa dois cilindros para poupar combustível. A caixa manual tem a rapidez e facilidade que é habitual na Mazda, com as passagens a não serem acompanhadas de nenhum solavanco, resultado do sistema “mild-hybrid” que vai buscar energia à regeneração da travagem e a acumula numa pequena bateria de iões de Lítio, colocada entre as rodas traseiras, sem prejudicar a capacidade da mala. A direção acerta no equilíbrio entre peso e precisão.

A suspensão tem um acerto bastante confortável, mesmo com pneus 215/45 R18, sem perder o controlo dos movimentos da carroçaria. A frente é precisa e rápida a entrar em curva, mas não se espere grandes momentos de diversão ao volante. Este Mazda 3 não foi acertado para isso.

Depois o Diesel

Em seguida, o mesmo percurso (um misto de autoestrada e estrada nacional, curto mas completo) desta vez ao volante do Skyactiv-D 1.8. Este motor Diesel substitui os anteriores motores Diesel 1.5 e 2.2, debita 116 cv e 270 Nm logo às 1600 rpm. Claro que é mais ruidoso que o motor a gasolina, mas a resposta a baixos regimes é muito melhor, colocando depois mais desafios ao chassis, que aqui mostra um pouco mais daquilo que é capaz. Com o acréscimo de força já é possível ensaiar uma condução mais rápida em estradas sinuosas e retirar um pouco mais de prazer das transferências de massas súbitas. A suspensão traseira de eixo de torção aceita deslizar ligeiramente, se for declaradamente provocada pelo condutor.

Se está a torcer o nariz a este motor, por ser Diesel, fique a saber que cumpre as normas Euro6d Temp e que anuncia um consumo de 5,0 l/100 Km em ciclo combinado, um litro menos que a versão a gasolina; emitindo 131 g/100 km de emissões de CO2, menos oito grama que o motor a gasolina. Por 30 305 euros, o Diesel custa mais 3 900 euros que o gasolina.

Conclusão

A Mazda continua firme nas suas convicções, preferindo o “righsizing” ao “downsizing” razão pela qual os motores não são de baixa cilindrada, nem usam turbo no motor a gasolina. Mas isso tem um preço, em termos de resposta ao acelerador. Na verdade, o motor Diesel torna a condução bem mais despachada e mais económica, por isso se compreende que venha a ser a mais vendida, apesar de todo o “ruído” negativo que tem sido difundido contra os Diesel.

Clicar nas setas para ver a galeria de imagens

Ler também: Agora é oficial: afinal o Diesel não está morto

 

TAGGED:familiaresfeaturedMazda
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

2021_FORD_FIESTA_STUDIO_ST_06
1
Sabia Que?

Ford Fiesta ST: novo visual, mais binário e “aquela” cor

Por Francisco Mota 26 de Setembro, 2021
BYD_teste
Estive Lá

Primeiro Teste – BYD Atto 2: No coração do mercado

Por Francisco Mota 16 de Fevereiro, 2025
01_opel_astra_gse_520350-63330a017afc2
1
Sabia Que?

Opel Astra GSe: Sigla antiga para desportivos novos

Por Francisco Mota 28 de Setembro, 2022
Targa 67 - RAV4_thumbnail1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Vídeo – Toyota RAV4 PHEV: Será o melhor dos “plug-in”?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
IMG_20200107_082347
1
Sabia Que?

Manhã fria, carro não pega: saiba o que fazer

Por Francisco Mota 8 de Janeiro, 2020
audi_54_A
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Audi A5 Cabrio TDI: Está fora de moda?

Por Francisco Mota 29 de Julho, 2023

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?