Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – KGM Musso EV: SUV disfarçado de pick-up
    19 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Estratégia – VW aposta em 3 pequenos elétricos
    16 de Setembro, 2025
    Novidade – Kia EV4: Elétrico que não é SUV já tem preço
    15 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
    Primeiro Teste – Lexus RZ 550e: Sem pés, sem mãos…
    15 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
3
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Mini Cooper SE: O mais divertido dos pequenos elétricos?

IMG_20201129_111336
1
Hoje Guiei Um...

Comparativo: SUV ou Crossover? VW Tiguan ou Citroën C4?

Dacia_3
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Dacia Spring 65: Mais 21 cv e mais 1650€ vale a pena?

IMG_20210121_151742
1
Hoje Guiei Um...

Primeiro teste – Hyundai Kauai: “lavar de cara” e Diesel “Mild Hybrid”

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Sabia Que? > Técnica – Por que a Dacia quer vender 70% de carros a GPL
Sabia Que?Técnica

Técnica – Por que a Dacia quer vender 70% de carros a GPL

Francisco Mota
Última atualização: 2 de Agosto, 2024 10:20
Por Francisco Mota 10 Min leitura
PARTILHAR

Pode parecer estranho que apenas uma marca na Europa continue a apostar no GPL, mas a Dacia também não é conhecida por seguir o exemplo dos outros. Saiba por que razão a marca do Grupo Renault quer crescer ainda mais nas vendas deste tipo de motores e que vantagens isso pode trazer ao comprador, em mais um artigo de Técnica assinado por Francisco Mota.

Conteúdos
A pensar no GPLCustos mais baixosMais de metade são GPLConvencer os outrosVantagens para empresasDacia tem 76% do mercadoConclusão

 

Aos olhos de muitos compradores, o GPL nunca se livrou de uma imagem negativa, proveniente das primeiras transformações mais ou menos caseiras que foram feitas a motores a gasolina, quando o fenómeno chegou a Portugal. Mas a verdade é que muita coisa mudou nos últimos anos.

Hoje, a Dacia propõe em todos os seus modelos, exceto no Spring elétrico,  uma motorização a GPL, mais precisamente um bi-fuel, capaz de consumir gasolina ou GPL, bastando ao condutor accionar um botão perfeitamente integrado entre os outros botões do tablier.

Sandero Stepway

Na atual geração de modelos bi-fuel da Dacia, o computador de bordo no painel de instrumentos indica os consumos e autonomias, tanto referente à utilização a gasolina como à utilização a GPL. A marca afirma que, somando os dois depósitos, as autonomia dos seus modelos bi-fuel atingem os 1200 km.

A pensar no GPL

A adaptação do motor 1.0 turbo de três cilindros para consumir os dois combustíveis foi desenvolvida de acordo com os diferentes requisitos. Quando o condutor carrega no botão para passar de gasolina a GPL, não muda apenas o combustível que chega às três câmaras de combustão.

Ao contrário do que acontecia com as transformações para GPL do início, o trabalho feito nos motores Renault da Dacia vai mais longe do que instalar um segundo sistema de injeção com injetores específicos.

Sandero Stepway

Para extrair todo o potencial do GPL, o motor assume regulações específicas, assim que se passa da gasolina para o GPL. Nomeadamente ao nível dos tempos de injeção e da pressão máxima do turbcompressor.

O resultado é que, ao contrário do que acontecia no passado, em que os motores a gasolina perdiam potência quando começavam a trabalhar a GPL, aqui acontece precisamente o oposto, com ganhos de 10 cv e 10 Nm, quando se passa ao GPL.

Custos mais baixos

Claro que esta subida de performance é marginal e está longe de ser o objetivo mais importante dos bi-fuel da Dacia. Os clientes optam pelo Eco G-100 porque os custos com o combustível são mais baixos.

Jogger

Apesar de o consumo de GPL ser superior ao da gasolina, o custo do gás de petróleo liquefeito na bomba é inferior. Tomando como referência o preço do litro de gasolina a 1,85 euros, o preço do GPL é de 0,83 euros, uma diferença de 55%.

Dito de outra maneira, o custo de abastecer o depósito de 50 litros de GPL é 50 euros mais baixo do que o de abastecer o depósito de gasolina da mesma capacidade.

Falando em depósitos de combustível, o de GPL situa-se no poço onde estaria a roda suplente, que assim é substituída por um kit de reparação de furos. Querendo com isto dizer que a capacidade normal da mala não se altera.

Jogger

Feitas as contas, considerando o consumo superior do motor quando funciona a GPL, ainda assim, conduzir um Dacia com o motor a gastar GPL reduz a fatura do combustível em 40%, segundo dados da Dacia.

Mais de metade são GPL

As vantagens do GPL, não se ficam por aqui, com a Dacia a anunciar um valor de emissões de CO2 10% abaixo para o GPL e uma redução do ruído de funcionamento em 50%.

Com todas estas vantagens, não admita que a marca já venda 56% dos seus modelos térmicos com a motorização bi-fuel, esperando que esta percentagem cresça nos próximos anos, tendo como objetivo os 70%.

O números da Dacia indicam também que os condutores que experimentam a solução GPL acabam por ficar convencidos. Quando chega a altura de trocar de carro, a maioria troca o seu bi-fuel por outro bi-fuel.

Duster

Outros dados referentes aos condutores de veículos bi-fuel dizem que grande parte os utilizam fora da cidade com muita frequência e que, entre 79% e 85% do tempo conduz no modo GPL.

Convencer os outros

Para quem nunca experimentou um bi-fuel, existe ainda uma considerável resistência a abandonar os motores a gasolina ou Diesel. Uma reação baseada em quatro questões fundamentais, que têm origem na imagem que ficou das antigas conversões.

Em primeiro lugar, quem nunca guiou um dos novos bi-fuel, pensa que o depósito extra vai roubar espaço à mala, depois há uma desconfiança com a segurança desse depósito, receio de perda de performance do motor e a falta de postos de reabastecimento.

A Dacia já resolveu as questões que lhe dizem respeito, nesta lista, nomeadamente a da segurança, com a certificação dos depósitos de GPL pelas entidades competentes, que incluem válvulas de segurança em caso de acidente.

Duster

Resta o processo de abastecimento, que é um pouco diferente do usado para a gasolina e que obriga a algumas precauções extra da parte do condutor, mas que não levanta nenhuma questão de segurança.

Vantagens para empresas

Quanto à rede de abastecimento, a Galp, parceira da Dacia no GPL, afirma que a rede nacional de 418 postos é suficiente para o parque automóvel a GPL e não tem planos imediatos para o seu crescimento, apesar de o consumo de GPL em Portugal ter crescido 67% nos últimos 13 anos.

Duster

A Dacia espera um crescimento da aceitação das versões bi-fuel no nosso país nos próximos anos, em parte dinamizadas pelas compras das empresas, que encontram nesta solução vantagens, mesmo face ao Diesel.

Além da descida da fatura com o combustível em cerca de 50%, as empresas também podem deduzir o IVA do GPL noutros 50%. Considerando que as despesas de manutenção anunciadas pela Dacia ficam 30% abaixo, surge um cenário que poderá fazer subir a procura entre as empresas que, por enquanto, representam 45,4% dos compradores.

Com tantas vantagens é de estranhar que apenas a Dacia esteja a apostar na solução GPL, um co-produto da refinação do gás natural, com percentagens de butano e propano variáveis, de acordo com os países. Em Portugal, é composto por 100% de propano.

Dacia tem 76% do mercado

A verdade é que o GPL se adapta particularmente bem a uma marca com o perfil da Dacia, que não tem ambições de ser pioneira em termos tecnológicos, preferindo utilizar soluções comprovadas e com investimentos amortizados, uma vantagem de pertencer ao Grupo Renault.

Não admira por isso que a Dacia detenha 76% da quota de mercado de veículos bi-fuel GPL em Portugal, com tendência para crescer pois os próximos modelos a lançar, nomeadamente o novo Duster, que vai chegar ainda este ano e o maior SUV Bigster, vão continuar a disponibilizar uma opção bi-fuel GPL.

Jogger

Na Europa, há 15 milhões de carros a GPL a circular, com a Turquia a ser o principal mercado, atingindo os 4,9 milhões, seguida pelos 3,3 milhões da Polónia e os 2,5 milhões da Itália. Existem 35 000 postos de abastecimento na Europa que vendem GPL, cerca de 25% do total.

Conclusão

Não há dúvida de que o GPL tem contribuído para o sucesso da Dacia, que já vendeu 600 000 carros com esse tipo de motorização na Europa, 15 000 dos quais em Portugal. Uma tecnologia que ajudou a Dacia a subir da 13ª posição do ranking das marcas mais vendidas em Portugal, em 2021, para o terceiro lugar em 2023.

Francisco Mota

Ler também seguindo o link:

 

TAGGED:DaciaDacia DusterDacia GPLDacia JoggerDacia Sanderofeatured
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

Audi_1_A
1
ElétricosHoje Guiei Um...

Teste – Audi Q8 e-tron: Novo nome para o 1º elétrico

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
DSC06599
1
Hoje Guiei Um...

Teste – BYD Seal AWD 3.8 S: O maior rival do Model 3

Por Francisco Mota 25 de Janeiro, 2024
7cf145e2473c53a3d3a0c80e9cdd3d7f6d0cd67e - Cópia
1
Sabia Que?

Porsche 911 SC/RS Grupo B de Toivonen está à venda

Por Francisco Mota 30 de Novembro, 2022
Buzz_50_A
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – VW ID.Buzz: Parece um “pão de forma” só que elétrico

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
IMG_20210210_112328
1
Hoje Guiei Um...Vídeos

Teste – Suzuki Swift Sport: com “mild-hybrid” ganha ou perde?

Por Francisco Mota 2 de Agosto, 2024
S19_6804_fine
1
Estive Lá

Teste Taycan 4S na neve: Porsche melhor que Tesla?

Por Francisco Mota 11 de Dezembro, 2019

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?