Targa67
Sign In
  • Início
  • Hoje Guiei Um…
    Hoje Guiei Um...Ver mais
    Primeiro Teste – KIA EV4: Se não gosta de SUV…
    30 de Setembro, 2025
    Primeiro Teste – KGM Musso EV: SUV disfarçado de pick-up
    19 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    TESTE – BMW 120: Nova geração, mesmo ADN
    14 de Agosto, 2025
  • Vídeos
    VídeosVer mais
    Vídeo – Ford Puma Gen-E: Gato ficou elétrico!
    1 de Setembro, 2025
    Vídeo – Mitsubishi Outlander PHEV: Regresso do pioneiro
    6 de Agosto, 2025
    VÍDEO – Renault Captur TCe 100 Eco-G: GPL compensa?
    2 de Julho, 2025
    Vídeo – BYD Atto 2: O SUV mais barato da marca
    1 de Maio, 2025
    Targa 67 - Ford Explorer_thumbnail - Cópia
    Vídeo – Ford Explorer RWD: Um dos melhores EV
    11 de Março, 2025
  • Elétricos
    ElétricosVer mais
    Primeiro Teste – KIA EV4: Se não gosta de SUV…
    30 de Setembro, 2025
    Estratégia – VW aposta em 3 pequenos elétricos
    16 de Setembro, 2025
    Novidade – Kia EV4: Elétrico que não é SUV já tem preço
    15 de Setembro, 2025
    TESTE – MINI Cooper E: Só lhe falta uma coisa…
    11 de Setembro, 2025
    Teste – Mercedes-Benz EQE 350+: Escolha acertada?
    30 de Julho, 2025
  • Crónica à 6ª
    Crónica à 6ªVer mais
    1 (1)_1
    Crónica – Chineses queriam comprar Alfa Romeo e não só
    12 de Abril, 2024
    stellantis-un-plan-strategique-taille-pour-un-monde-chaotique-selon-carlos-tavares - Cópia
    Crónica – Tavares: baterias têm que pesar metade
    5 de Abril, 2024
    5951_Volvo_244_DL_2
    Crónica – Volvo acaba com os Diesel ao fim de 45 anos
    2 de Agosto, 2024
    Luca DE MEO - Cópia
    Crónica – Carta aberta do presidente da ACEA e os seus intentos
    23 de Março, 2024
    24NS0315_1177-source - Cópia (2)
    Crónica – Honda junta-se à Nissan para combater Tesla
    16 de Março, 2024
Notificação
2023 Prius PHEV DPL 025
1
Estive Lá

Primeiro Teste – Toyota Prius PHEV: A quinta revolução

524157
1
Crónica à 6ª

Quando o Porto era campeão dos Lamborghini

IMG_20180914_132026
1
Estive Lá

Conhece as quatro gerações do Toyota Supra? Aqui estão elas.

093_wireless_car_charging (1)
1
Sabia Que?Vídeos

Elétricos: carregamento sem cabos, por que está atrasado?

Font ResizerAa
Targa67Targa67
Search
  • Hoje Guiei Um…
  • Vídeos
  • Elétricos
  • Crónica à 6ª
Sign In Sign In
Siga-nos
Copyright © Targa 67
Targa67 > Blog > Crónica à 6ª > Crónica – BYD quer “demolir as velhas lendas” do automóvel
Crónica à 6ª

Crónica – BYD quer “demolir as velhas lendas” do automóvel

Francisco Mota
Última atualização: 11 de Agosto, 2023 14:43
Por Francisco Mota 5 Min leitura
_VDV6403
PARTILHAR

11/8/2023. O construtor chinês BYD quer “demolir as velhas lendas” da indústria automóvel e ascender à posição de maior construtor mundial. Saiba como pretende fazer isso, em mais uma Crónica à 6ª feira no blog TARGA 67, assinada por Francisco Mota.

Conteúdos
“Demolir as velhas lendas”As reações das rivaisBYD e Great Wall em “guerra”BYD ultrapassou VWExpansão no estrangeiroConclusão

 

Para quem tinha dúvidas sobre as intenções das marcas chinesas de automóveis, Wang Chuanfu, fundador e Chairman da BYD disse esta semana que acredita “ter chegado o tempo das marcas chinesas.” Foi durante o evento comemorativo da produção dos 5 milhões de veículos elétricos e “plug-in” da marca, relatado pela agência internacional de notícias Reuters.

O líder da BYD acrescentou ainda que “é uma necessidade emocional para os 1,4 mil milhões do povo chinês ver uma marca chinesa tornar-se global.”

As declarações surgem na sequência de um apelo à união entre as marcas chinesas, para combater a concorrência estrangeira, nomeadamente a Tesla, no que aos veículos elétricos diz respeito.

“Demolir as velhas lendas”

Foi também um alerta contra as rivalidades comerciais no mercado interno, com uma guerra de descontos em resposta à estratégia posta em campo pela Tesla desde Janeiro. Algo que estará a criar danos nas contabilidades de todas as marcas chinesas.

Em vez de se guerrearem umas às outras, a BYD apela à união entre as marcas chinesas, argumentando que têm um objetivo comum: “demolir as velhas lendas e conseguir ter marcas de classe mundial.”

Ou seja, ascender aos lugares mais altos da hierarquia de construtores mundiais, liderada pela Toyota, a marca que mais automóveis produz por ano em todo o mundo, cerca de dez milhões.

As reações das rivais

A reação de alguns dos construtores chineses, através das redes sociais, foi de apoio a esta ideia. Outros receiam que esta postura “belicista” possa gerar uma reação protecionista dos vários países e regiões que a BYD e as outras marcas chinesas querem conquistar.

Na Europa, preparam-se medidas “anti-dumping”, ou seja, contra preços de venda abaixo dos custos de produção. Mas os construtores europeus há muito que reclamam medidas mais fortes, que coloquem em paridade as taxas sobre as marcas chinesas na Europa, e as taxas a marcas europeias na China, algo que não acontece.

BYD e Great Wall em “guerra”

Construtores como a Great Wall Motors não consideram esta união entre as marcas chinesas realista, numa altura em que a “guerra” comercial não dá sinais de acalmia. A associação chinesa dos construtores de automóveis disse que têm sido quebradas leis “anti-trust” no mercado automóvel local.

Recentemente, a BYD e a Great Wall têm estado envolvidas em disputas públicas, com acusações mútuas. A Great Wall acusou a BYD de ter à venda dois híbridos que não cumprem as normas de emissões. A BYD negou e ameaçou a rival com um processo judicial.

BYD ultrapassou VW

A verdade é que, na primeira metade deste ano, a BYD ultrapassou a Volkswagen como a marca mais vendida no país, e aumentou a sua quota de veículos elétricos e híbridos Plug-in de 29% para 37%, na China, em relação a igual período do ano passado.

A BYD anunciou que ultrapassou a barreira dos cinco milhões de veículos elétricos e Plug-in (somados) produzidos até agora.

E confirmou também que já vendeu 1,5 milhões de carros nos primeiros sete meses deste ano, contra os 1,86 milhões do total de 2022. O objetivo dos 3 milhões no final deste ano ainda pode ser atingido.

Expansão no estrangeiro

As vendas fora da China atingiram as 92 000 unidades, de Janeiro a Julho, mais do que o total de 2022, mostrando a expansão que a BYD está a ter e que deve acelerar nos próximos tempos.

Já foi confirmada a abertura de três fábricas no Brasil, utilizando instalações vendidas pela Ford, que retirou o seu parque industrial do país. E também se espera operação idêntica para uma das fábricas da Ford na Alemanha.

Conclusão

A “ameaça” chinesa está em campo, para quem tivesse dúvidas e ninguém na indústria ou na política europeias pode dizer que foi surpreendido. Os dados eram conhecidos de todos há muito tempo e as intenções também. Resta ver como vão os europeus reagir e se ainda vão a tempo.

Francisco Mota

Ler também, seguindo o link:

Crónica – BYD chega antes de Junho: quem tem “medo” dos chineses?

TAGGED:Atto 3BYDBYD Atto 3featuredGreat Wall MotorsTeslaVolkswagenVW
Partilhe este artigo
Facebook Email Copy Link
- Pub -
Ad imageAd image

Veja também estes artigos

6
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Jeep Wrangler 4xe: “plug-in” é o elo mais forte

Por Francisco Mota 17 de Maio, 2022
2019.07.11
1
Sabia Que?

Lexus UX 300e: como se transforma um híbrido num elétrico

Por Francisco Mota 28 de Dezembro, 2020
All-new Jeep® Avenger, the first-ever fully electric Jeep SUV
1
Sabia Que?

Avenger – 1º elétrico Jeep usa plataforma Peugeot e-2008

Por Francisco Mota 24 de Setembro, 2022
IMG_20200515_160707
1
Hoje Guiei Um...

Teste: Novo Leon, a primeira novidade pós-confinamento

Por Francisco Mota 18 de Maio, 2020
IMG_20190410_114743
1
Sabia Que?

Hidropneumática: como funcionava a suspensão “mágica” da Citroën

Por Francisco Mota 11 de Abril, 2019
IMG_20201126_151716
1
Hoje Guiei Um...

Teste – Abarth 595C Monster Yamaha: escorpião volta a atacar

Por Francisco Mota 13 de Janeiro, 2021

Targa 67

Subscreva a nossa newsletter

  • FichaTecnica e Estatuto editorial
  • Termos e Condições

Copyright © Targa 67

Don't not sell my personal information
Go to mobile version
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?